Notícias
Conhecimento
29ª Semana do Saber-Fazer-Saber é aberta com homenagens
O reitor Victor Saraiva, o diretor-geral Carlos Augusto Boynard, o homenageado, maestro Valmir da Conceição, o presidente da Comissão Organizadora, Pedro Castelo Branco e o estudante Lucas Sales da Silva, da Comissão Organizadora (Foto: Raphaella Cordeiro/Ascom)
A cerimônia de abertura foi realizada na Concha Acústica, com uma homenagem marcante ao servidor aposentado e músico Valmir da Conceição, que conduziu várias bandas do IFF Campus Campos Centro - desde o período da Escola Técnica Federal. A tarde também teve um segundo momento de homenagem, dessa vez à memória do professor do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do campus, Antônio Leandro Godoy, que faleceu há quatro meses. A visita aos projetos foi iniciada às 14 horas, antes mesmo da abertura oficial.
Numa apresentação de surpresa ao homenageado, o público presente pode ver e ouvir a apresentação da Banda de Fanfarra Mirim do Colégio Municipal 29 de Maio, conduzida pelo ex-integrante de bandas do Instituto, o maestro Carlos Alexandre Nunes, cujo envolvimento com as bandas se deu por intermédio de Valmir. Após a apresentação, que emocionou o público, o maestro Valmir recebeu das mãos da coordenadora da Semana do Saber, Glaucia Rose Guilherme Mendes Teixeira, uma placa alusiva à sua trajetória no Campus Campos Centro. Mestre de cerimônia da tarde, a professora Ana Paula de Castro leu um texto da jornalista e servidora aposentada do campus, Vânia Cruz, em que a colega, contemporânea de Valmir, fala de sua grande dedicação ao Instituto e suas bandas musicais. "Nossas bandas sempre se destacaram nos desfiles cívicos da cidade e adjacências", lembrou Vânia em seu texto.
Mais emoção ainda estava reservada aos servidores e estudantes que acompanharam as atividades de abertura da Semana. Sucedendo ao diretor-geral do campus, Carlos Augusto Boynard, as professoras Catharina Queiroz e Daniela Bogado falaram sobre o colega Antônio Godoy que coordenou o Curso de Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias. A família do professor acompanhou a homenagem que teve também o plantio de uma muda de Ipê, em uma das praças internas do campus.
Abertura - Representando os estudantes do campus na cerimônia, o aluno Lucas Sales da Silva, integrante da Comissão Organizadora, foi o primeiro a falar. Ele ressaltou que a Semana do Saber "é um evento feito a várias mãos" e que este ano "vai receber cerca de 3 mil alunos de 80 escolas. Isso só é possível com o trabalho de vários alunos que se dedicam e também pelo trabalho de uma comissão que se organiza, pensa e projeta tudo que tem de ser feito". Em seguida, o diretor de Pesquisa do campus e presidente da Comissão Organizadora Pedro Castelo Branco enfatizou que a Semana e "um evento bastante importante para o Instituto Federal Fluminense, que vem da época da Escola Técnica Federal de Campos. Nós vemos a Semana como uma prestação de contas à comunidade, com representação, nos trabalhos, de todos os nossos cursos".
O diretor-geral do campus Carlos Augusto Boynard fez agradecimentos aos parceiros do evento: "Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, um momento de celebrar e também de agradecer aos colegas que fizeram dessa escola a sua segunda casa. Não posso deixar de agradecer à Sicoob Fluminense, que está sempre nos apoiando, a Arteris, que está chegando agora e que espero que fique um bom tempo com a gente. Que as pessoas possam vir a esta escola e se sentirem pertencentes a ela". Finalizando, o reitor Victor Barbosa Saraiva destacou, entre suas considerações, o caráter integrador da Semana: "quando o Lucas diz que estamos recebendo alunos visitantes de Cabo Frio, de São João da Barra, de uma série de outros municípios, isso deixa a gente feliz demais, porque é o projeto de integração que nós nos comprometemos a fazer. Não é fácil de executar e trazer escolas de além de Campos dos Goytacazes."
Veja AQUI a programação da 29ª Semana do Saber-Fazer-Saber.
A professora Catharina Queiroz também lembrou o colega Antônio Godoy.
Os professores Victor Saraiva e Carlos Boynard entregam espaço para fotos no campus.