CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Feira científica

29ª Semana do Saber-Fazer-Saber: um lugar para descobrir a ciência e a vida

por Vitor Carletti / Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 29/11/2024 17h27, última modificação 29/11/2024 17h27
Os cerca de 300 projetos de ensino, pesquisa e extensão expostos no IFF Campos Centro mostram o poder transformador da educação e a dedicação dos estudantes.
29ª Semana do Saber-Fazer-Saber

A feira contou com cerca de 300 projetos nas áreas das ciências da natureza, exatas e humanidades.Foto: Raphaella Cordeiro

 Não é exagero nenhum afirmar que na 29ª Semana do Saber-Fazer-Saber foi um dos poucos lugares onde era possível descobrir a importância que a ciência tem para a vida humana. A edição deste ano teve como tema "Biomas e sustentabilidade: desafios e inovações na educação", mas a feira foi um convite para conhecer diversas áreas do conhecimento.

 O evento aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de novembro, no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, e um passeio pelos corredores e salas é uma oportunidade de conhecer a capacidade extraordinária do ser humano em produzir conhecimento e soluções inovadoras nas áreas das ciências da natureza, exatas e humanidades.

 Da astronomia ao ensino lúdico da Língua Brasileira de Sinais com  a "Nave da Libras" que encantou as crianças,  da história dos povos quilombolas às práticas de refração da Física, das técnicas de encenação do teatro à produção de motores, carros de competição, robôs e barcos movidos a energia solar. E não para por aí.

 Ficaram em exposição também equipamentos para o ensino de pessoas com necessidades especiais e na entrada do Bloco aconteceram as lives de divulgação científica no Instagram do campus promovidas pela Assessoria de Comunicação em parceria com o projeto "Informantes da Ciência". Não podemos esquecer as iniciativas que reaproveitam materiais e resíduos e tornam a vida mais sustentável como o projeto que transforma asfalto fresado da BR-101 em concreto ou o jeito artesanal de produzir luminárias com potes de vidro ou esteira de praia de palha.

 Não é uma tarefa fácil citar apenas alguns projetos dentre os 300 que foram expostos. Mas, tudo isso é resultado do empenho de servidores e estudantes que abraçaram o evento que a cada ano fortalece a conexão entre o Instituto e comunidade.

 Além do conhecimento científico, a feira foi um ponto de encontros entre os estudantes das escolas que visitaram o evento. O IFF Campos Centro ganhou ainda mais vivacidade, alegria com as apresentações culturais e musicais e mostrou o poder que a educação tem na vida das pessoas que aqui trabalham ou estudam.

 Os projetos não teriam vida sem a dedicação dos estudantes. Quem visitou o campus durante a feira pôde conferir a empolgação deles em cada exposição. A feira mostra que é possível encontrar formas atrativas de passar o conhecimento. As maquetes, os quebra-cabeças e os jogos desenvolvidos confirmam que a criatividade aliada à ciência podem envolver os alunos nessa busca incessante dos nossos professores em transformar a vida por meio da educação.