Notícias
Acolhida para alunas do Mulheres Mil
Para Maria Auxiliadora Macedo o programa “abriu portas”. Para Ionéia e Maria Helena acrescentou “novas técnicas” na arte de fazer chuvisco – doce a base de gema e açúcar – e “melhorou muito em matéria de renda”. Com incentivos como esse, de egressas dos cursos oferecidos desde 2011 pelo Instituto Federal Fluminense, outras 100 mulheres iniciaram nesta segunda-feira, 28/07, nova jornada de conhecimento e crescimento pessoal.
É nesse sentido que os representantes do campus e da reitoria deram as boas vindas às novas alunas. “A ideia desse programa é atingir o gênero feminino permitindo o apoderamento, a realização de sonhos adiados, com vocês mostrando suas competências”, disse o diretor de Extensão do campus, Jonivan Coutinho Lisboa.
A coordenadora adjunta do Pronatec no IFF, Sandra Soares, disse que desde 2011 oito campus do Instituto foram atendidos com o Mulheres Mil e que “temos tido muitos casos de sucesso através da postura de mulheres que encararam a sala de aula”. Sandra enfatizou que “retornar à sala de aula não é simples” e desejou que as alunas “sejam muito firmes nessa escolha”.
De acordo com coordenadora do curso no campus, Denise Costa, são duas turmas de confeitaria, duas de costura e uma de auxiliar de manutenção predial. As aulas acontecerão nos turnos da manhã e tarde.
No curso, Maria Aparecida Carneiro tem um objetivo: voltar para a fábrica de jeans, onde trabalhava como auxiliar de serviços gerais, em outra condição, a de costureira. “Entre uma coisa e outra aprendi a colocar botões e costurar os bolsos e quero voltar como costureira. Estão sempre precisando”.
(Publicado em 28/07/2014)
IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais