CAMPUS CAMPOS CENTRO

Troca de Experiências

Alunos de Licenciatura em Letras realizam projeto em colégio estadual

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 28/07/2016 13h07, última modificação 28/07/2016 14h03
A atividade ocorreu nos dias 26 e 27 de julho nas instalações do IFFluminense e do Colégio Estadual Julião Nogueira.
Projeto interdisciplinas

Alunos da Escola Julião Nogueira visitaram o IFFluminense

De arranjos burocráticos e aulas até jogos educativos e lanche: os alunos de Letras tiveram que dividir atividades bastante diversificadas para por em prática o projeto interdisciplinar que vem sendo elaborado desde o início deste ano, e que faz parte de suas atividades de estágio. O foco principal foi abordar, de maneira dinâmica e atrativa, a linguagem da internet (internetês) e seus contextos de uso. A fase de planejamento foi coordenada pela professora Edalma Paes e a execução do projeto, pela professora Paula Azeredo.

A escola selecionada para aplicação do projeto foi o Colégio Estadual Julião Nogueira, que já trabalha em parceria com o IFFluminense no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). “A direção da escola é muita aberta e receptiva com a nossa proposta. Aceitaram prontamente”, comenta a estudante do 7º período de Letras, Adriana Lacerda.

No dia 26, terça-feira, as atividades se concentraram nas dependências do Colégio. Os licenciandos fizeram uma aula introdutória para os alunos do Julião sobre variações linguísticas, com foco principal no tipo de linguagem usada na internet. Isso porque, de acordo com as pesquisas dos estudantes, o internetês tem influenciado expressivamente os contextos de escrita padrão da língua portuguesa, como redações escolares, avaliações, entre outros. Após a aula, os alunos participaram de jogos que envolveram a escrita normativa das palavras modificadas pela linguagem usada na internet.

Já no dia 27, quarta-feira, os estudantes fizeram uma visita guiada ao Campus Campos Centro, sob orientação do diretor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, Jonivan Lisboa. Conheceram laboratórios, salas de aula, instalações esportivas e espaços comuns. Após a visita, seguiram para o auditório Miguel Ramalho, onde assistiram a uma palestra – ministrada pela coordenadora-adjunta da Licenciatura, Vania Bernardo – sobre os contextos de uso da norma padrão da língua portuguesa e das variantes mais informais, como é caso do internetês.

Para Paula Azeredo, esta foi uma oportunidade de mostrar aos alunos do IFFluminense participantes, que são professores em formação, as dificuldades e os benefícios de promover atividades dessa natureza no ambiente escolar. “Tivemos a preocupação de levar para a escola-campo propostas diferentes de trabalho, ressaltando que, mesmo que o tempo seja limitado, este tipo de ação é possível de ser realizada quando há envolvimento de toda a equipe”, explica Paula. Para a aluna Rhaísa Bretas, licencianda do sétimo período em Letras, a experiência foi interessante para sua formação. “Pudemos ver como funciona um projeto em uma escola, os benefícios de fazer atividades fora da sala de aula e as dificuldades contidas em um trabalho em grupo”, diz.

A aluna Linda Sterfhany, do 3º ano do Ensino Médio do Julião Nogueira, avalia positivamente as atividades realizadas. “Gostei muito de ver, de uma forma diferente, o internetês e de saber em que momentos usá-lo. A visita ao IFFluminense me deixou com muito mais vontade de fazer um curso na instituição”, finaliza.

Comunicação Social do Campus Campos Centro com Reitoria