Notícias
AMOR AO PRÓXIMO
Alunos do IFF são exemplo de solidariedade em campanha de doação de sangue

Naiara Rodrigues, de 19 anos,doou sangue pela primeira vez.Foto: Nicoly Pacheco/ bolsista Ascom Centro
Os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Centro deram um exemplo de solidariedade na campanha de doação de sangue que ocorreu nesta quinta-feira, 03 de abril. O campus recebeu o Hemocentro Móvel, e alunos e servidores puderam prestar esse ato de humanidade.
Como é o caso da aluna Naiara Rodrigues, de 19 anos, que aproveitou essa ação e doou pela primeira vez. "Além de alimentar o Hemocentro, doar sangue pode salvar vidas. Muitas vezes, as pessoas veem que precisa e não vão doar." A estudante acrescentou também: "Não é para ter medo, porque é super tranquilo.
Camila Petersen, de 28 anos, aluna da Licenciatura em Matemática, também não perdeu tempo. A jovem afirma: "Doar é importante, sem sombras de dúvida. Se uma pessoa se acidentar, eu posso ajudar, mesmo não conhecendo a pessoa." A licencianda enunciou: "Acho que as pessoas têm medo por acharem que podem se contaminar e pegar algum tipo de doença, mas é extremamente organizado!"
Estudante de Geografia, Priscila de Oliveira, de 43 anos, relatou: "Essa semana eu tive um primo que precisava de sangue para fazer uma cirurgia e precisou remarcar por não ter estoque no hospital. A gente percebe a quantidade de pessoas que não doam sangue e podem estar fazendo esse ato de amor" Ela encerrou dizendo: "Esse medo tem que acabar, porque a gente tem que pensar no próximo. A gente pode até ter medo, mas tem que pensar na conscientização: 'Poxa, se eu for doar, quantas pessoas serão salvas por uma doação de sangue?!'"
A equipe médica relatou algo preocupante: a procura para realizar a doação é muito baixa. A representante da ação Carla Sobrinho Paz de Carvalho afirmou que a parceria com o campus é algo vantajoso para a promoção da campanha. ´´A parceria com o IFF, para mim, foi sensacional!``
A representante completou: "Trazer o Hemocentro Móvel ao IFF é algo muito útil, uma vez que os estudantes aqui, ainda em uma faixa etária bem jovem, eles possam ser motivados a doar sangue com um ato que deveria fazer parte da nossa rotina. E que, na verdade, é muito difícil nós nos conscientizarmos disso.``
A campanha irá visitar outras instituições de ensino de Campos. O Hemocentro Móvel circula pela cidade e, mesmo quando as ações ocorrem em centros educacionais, a doação é aberta a toda a comunidade. Menores de idade precisam estar acompanhados pelos responsáveis. É necessário estar munido do RG ou qualquer outro documento com foto e ter se alimentado no mínimo três horas antes.