CAMPUS CAMPOS CENTRO

APROVAÇÃO

Alunos são selecionados em Programa de Estágio e Jovem Aprendiz com 2.800 candidatos

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/11/2020 19h35, última modificação 30/11/2020 19h35
Estudantes das engenharias preencheram cinco das 14 oportunidades oferecidas pela empresa Ferroport que atua no Porto do Açu, em São João da Barra.
Alunos do IFF são aprovados em processo com 2.800 candidatos

Os aprovados se reuniram em uma sala virtual para conversar com a Assessoria de Comunicação do IFF Campos Centro.Foto: Raphaella Cordeiro

Cinco estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) foram selecionados em processo de recrutamento que teve 2.800 candidaturas a 14 vagas do Programa de Estágio e Jovem Aprendiz da Ferroport, empresa que atua no Porto do Açu, em São João da Barra. Os alunos começaram a trabalhar no dia 23 de novembro.

Liana Alvarenga e Jasmyne Mussa, alunas da Engenharia Elétrica, Marcos Moraes graduando em Engenharia da Computação e Lívia Novaes que faz Engenharia Mecânica são estudantes do IFF Campos Centro.  Mayara Machado é da Engenharia Ambiental do Campus Guarus. Eles conseguiram a aprovação em um processo que teve concorrência de 200 candidatos por cada vaga.

Outras três alunas, Raquel Araujo (Engenharia Elétrica), Caroline de Souza (Automação e Controle) e Stefanny Barreto (Design Gráfico) que estudam no IFF Campos Centro já estavam trabalhando na empresa desde 2019. Ao todo, são oito estudantes que conseguiram vagas de estágio e de jovem aprendiz nos últimos dois anos na empresa.

O processo seletivo teve seis etapas. Inscrição com prova de raciocínio lógico e teste com questões sobre a Língua Portuguesa e conhecimentos gerais. Houve uma triagem dos currículos, e a empresa realizou vídeo-entrevista com os selecionados. Ainda teve uma entrevista com o setor de Recursos Humanos e gestores antes da última fase do processo seletivo em que os candidatos apresentaram documentos para admissão.

"Estudar no IFF é diferencial", afirmam aprovados

Para a estudante de Engenharia Mecânica Lívia Novaes o fato de ter feito o Curso Técnico antes de iniciar a graduação ajudou na aprovação. "Foi um diferencial muito grande, até mesmo na hora da entrevista, ter conhecimento e base pra falar sobre os projetos que participei, o que aprendi em sala de aula e pude por na prática", disse.

Já a aluna de Engenharia Elétrica Jasmyne Mussa acredita que o fato de o IFF dar a oportunidade de se colocar em prática o que é ensinado em sala de aula faz com que o aluno evolua mais.

"Tive oportunidade de participar de projetos de extensão ligados a minha área que puderam me dar um amadurecimento maior e poder falar dessas experiências durante a entrevista também ajudaram", conta.

"Atuei como bolsista voluntário no DTIC, participando de um projeto de cabeamento estruturado do prédio novo e também pude falar dessa experiência durante a entrevista", disse o estudante de Engenharia da Computação e mais novo contratado da empresa Ferroport Marcos Moraes.