CAMPUS CAMPOS CENTRO

Apresentada pesquisa de quadricóptero

por admin publicado 22/05/2013 17h55, última modificação 15/12/2017 13h54
O trabalho orientado pelo professor Cedric Salotto consumiu dois anos e meio de atividades e, antes mesmo da conclusão, resultou em forte interesse de pesquisadores.

O projeto do quadricóptero Quad IFFv.1 é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na noite desta terça-feira, 21/05, pelo estudante de Engenharia de Controle e Automação, Leonam Pecly. A pesquisa tem o título de Projeto de construção de um quadricóptero não tripulado e do seu sistema de detenção e controle de atitude. De acordo com o professor Cedric, o aparelho se diferencia de um helicóptero por causa de sua condição de vôo. Ele pode fazer um deslocamento de ré, ou de lado, da mesma forma que faz para frente.

Os helicópteros voam na direção frontal e fazem recuos apenas durante manobras. Uma outra diferença a favor do equipamento, desenvolvido no campus Campos-Centro do IFF a diversas mãos, é que ele desfruta de inteligência eletrônica para voar. A equipe multidisciplinar que trabalha no projeto está dando conta de softwares de controle e autonomia.

Assim, será possível programar a aeronave para vôos autônomos de grande distância. Uma das possibilidades do quadricóptero Quad IFFv.1 é o transporte de foguetes de sondagem atmosférica. Pronto para vôo, o aparelho pesa apenas três quilos, mas pode transportar um objeto de até quatro quilos em sua parte central. Esse, por sua vez é outro diferencial para máquinas do gênero.

- É um produto de referência, sendo o primeiro no mundo com um buraco no meio. Nos outros, o cérebro eletrônico é no meio -, destaca Cedric.

Entre outras demonstrações, o Quad já ganhou os ares durante a Olimpíada do Conhecimento, realizada em novembro de 2012, em São Paulo. Em abril de 2013 foi a vez de Cuiabá, no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), parceiro do IFF no projeto aeroespacial QB50 já em desenvolvimento.

Até o presente, o Quad voou em altura máxima de 20 a 30 metros. Mas Leonam observa que está em conclusão um software que possibilitará vôos mais altos.

- A mais de 30 metros, a gente não é capaz de ter uma visão da aeronave, porque a forma simétrica como ela foi concebida dificulta a visão. Com o software de supervisão será possível pilotar sem visualização da mesma – explica Leonam.

Durante o Encontro Nacional de Educação Empreendedora, que acontecerá em Brasília, de 27 a 29/05, o Quad IFFv.1 vai fazer outro vôo de demonstração.