CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

PÓS-GRADUAÇÃO

Arquitetura sustentável e arte são temas de palestra e oficina

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 07/11/2023 17h57, última modificação 07/11/2023 18h17
As pós-graduações em Arquitetura e Urbanismo, Educação, ambiente e sustentabilidade e Cidades e suas Tecnologias promovem o evento que acontece no dia 23 de novembro.
Palestra e oficina sobre arquitetura sustentável e arte

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela página de eventos do IFF.Arte: Matheus Pittol/ estagiário de Design da Ascom Centro

  A sustentabilidade e a arte serão temas de uma palestra que será realizada no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro no dia 23 de novembro, às 19h, no auditório Cristina Bastos. Antes, às 14h, uma oficina de cerâmica artística vai acontecer na Maquetaria que fica no 6º andar do bloco G do campus. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.

   A arquiteta e urbanista Deise Costa fará a palestra sobre a sustentabilidade na arquitetura que terá a mediação da professora e coordenadora das pós-graduações do IFF Campos Centro Daniela Bogado.

  A palestrante atua na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, com projetos residenciais, design e paisagismo. Ela acredita que o futuro da construção civil passa pela utilização de fontes renováveis de materiais.

  “Atualmente, para diminuir a utilização de toda essa energia, está sendo realizada uma conscientização para utilização de luz solar através da implantação de placas solares. A incorporação de práticas sustentáveis na construção de obras, tanto públicas quanto particulares, está sendo vista como uma tendência que a cada dia cresce no mercado”, disse.

  Deise afirmou que o profissional da arquitetura e urbanismo precisa, na elaboração de um projeto, pensar na implementação do que ela chama de hierarquia dos 4Rs: reduzir o consumo, reutilizar materiais, reciclar o que for possível após a transformação física, química ou biológica e racionalizar o uso dos insumos que provocam maior impacto ambiental.

  A palestrante acredita que a grade curricular das graduações e pós-graduações das instituições de educação do Brasil tem avançado no ensino da sustentabilidade. “Acredito estar inserida com a possibilidade de maior ênfase, uma vez que se tornou matéria obrigatória para a sobrevivência humana no planeta”, disse.

Oficina— O Ateliê de Pesquisas da Paisagem, que é um núcleo de pesquisa, vai promover a oficina de cerâmica artística com 30 vagas. O objetivo é ensinar a técnica pinch/beliscão, segundo a professora Daniela Bogado.