CAMPUS CAMPOS CENTRO

IFF CAMPOS CENTRO

Assistência Estudantil doa cestas básicas a alunos e entrega chips de internet em casa

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/10/2020 11h24, última modificação 30/10/2020 11h24
A doação de alimentos é uma parceria com o Grêmio Estudantil e o Diretório Central dos Estudantes.
IFF Campos Centro entrega alimentos a alunos em situação de vulnerabilidade social

Alimentos não perecíveis estão sendo entregues obedecendo todas as regras sanitárias devido à pandemia.

A Diretoria de Assuntos Estudantis do Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF), está desde segunda-feira, 26 de outubro, distribuindo cestas básicas a 42 alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e não recebem nenhum tipo de bolsa do campus.

A entrega da sacola de alimentos é feita dentro do campus de forma individual e sem aglomeração. A iniciativa é uma parceria com o Grêmio Estudantil e o Diretório Central dos Estudantes que ajudaram a identificar os estudantes com dificuldades financeiras após o início da pandemia no novo coronavírus.

A sacola de alimentos contém: 5kg de arroz, 3kg de feijão 5kg de açúcar, 1kg de macarrão, 3 sachês de molho de tomate, 1 litro de óleo, 500g de pó café ,500g de leite em pó, 1kg trigo, 1kg farinha de mandioca, 1 cartela de ovos, 2 latas de atum e 2 latas de milho.

Segundo o diretor da Assistência Estudantil do IFF Campos Centro, Carlos Augusto Boynard, em outubro serão entregues 42 cestas básicas.

"Estamos atendendo a uma solicitação do DCE  e do Grêmio, que no início da quarentena fizeram um movimento entre os alunos que não tinham sido contemplados pelos editais (de assistência estudantil). Eles e mais alguns servidores se cotizaram e compraram sacolões para distribuir, mas como o período foi sendo estendido, as contribuições foram ficando mais difíceis. Desta forma, eles encerraram o movimento. No mês de setembro os dois colegiados enviaram ofício a Assistência Estudantil fazendo esta solicitação. Após consulta ao setor e ao financeiro foi possível atender o pedido", explica.

Entrega de chips

A Diretoria de Assistência Estudantil está desde terça-feira, 27 de outubro, entregando nas casas dos alunos cadastrados os chips de internet para que eles possam assistir às aulas das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

Segundo Boynard, mesmo com a extensão do horário para entregar o estudante o chip no campus, a procura foi baixa e obrigou a diretoria a mudar de estratégia.

"Nos dois primeiros dias, só 47 dos 497 estiveram presentes (para retirar o chip). Muito pouco. Dividimos em três carros e estabelecemos um roteiro de entrega. Estamos, inclusive, indo até cidades vizinhas como Macaé. Já entregamos cerca de 350 chips."