CAMPUS CAMPOS CENTRO

Visita Guiada

Aula do curso de Arquitetura e Urbanismo aguça novo olhar de estudantes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 10/02/2023 12h52, última modificação 10/02/2023 17h29
Disciplina que visa conhecimento da arquitetura de instituições revela lado pouco conhecido de unidade escolar.
Aula de Arquitetura e Urbanismo

O professor Almir Neto apresenta detalhes técnicos do Ginásio de Esportes Fernando Duncan (Foto: Maria Luíza Monteiro)

A descoberta de detalhes que escapam aos olhos na convivência diária é um dos ganhos que estudantes de Arquitetura e Urbanismo do IFF Campus Campos Centro têm nas aulas da disciplina Projetos II - que trabalha com arquitetura institucional. Em visita técnica recente, um grupo foi guiado pelos espaços da instituição pelos professores Almir Neto e Luiza Almeida conhecendo locais que muitas vezes alunos não têm acesso. Puderam observar as plantas, disponibilizadas nos corredores de alguns blocos, tiveram acesso à sala do diretor-geral, ao Registro Acadêmico e seus arquivos.

“É muito importante ter essa visão da nossa instituição de ver como ela funciona. Estou achando muito legal! Tem detalhes que passam despercebidos e é bem interessante, tem muito mais coisa do que a gente achava que tinha. Estamos tendo acesso a locais que geralmente não temos: a sala do diretor, o almoxarifado. Está sendo bem legal”, detalha a estudante Manuela de Oliveira.

Para os professores é de extrema importância que os alunos tenham o acesso a determinados espaços, para que a compreensão dos mesmos seja feita de forma concisa, pois ao relacionar os locais visitados com o que foi solicitado no momento de montagem do projeto, o reconhecimento da área faz total diferença para que a sua execução seja feita com excelência.

"Aproveitamos o próprio IFF para poder estar fazendo essa visita com os alunos e conhecer os espaços que as vezes não prestamos atenção, os espaços da parte administrativa que dentro do projeto escolar são tão importantes quanto as áreas de ensino. Então, as áreas de aprendizagem são conhecidas de vivência dos estudantes da escola, mas esses outros setores acabam sendo um pouco desconhecidos. A gente aproveitou o horário da aula para estar conhecendo um pouco mais desses espaços da nossa instituição”, explica a professora Luiza Almeida.