CAMPUS CAMPOS CENTRO

Aula inaugural da pós em Engenharia Naval

por admin publicado 01/11/2013 18h05, última modificação 15/12/2017 13h53
A aula inaugural da pós-graduação em Engenharia de Construção Naval-Soldagem foi ministrada pelo professor Juan Alonso, da Universidade Tecnológica Nacional.

O curso lato sensu é uma parceria do IFF com a UTN, da Argentina, e instituições de ensino de Campos. O objetivo principal da nova pós-graduação é capacitar profissionais para atuação no Norte Fluminense e na Região dos Lagos, em empreendimentos como o Complexo Farol-Barra do Furado e Super Porto do Açu.

As aulas da pós-graduação começaram no início da tarde desta sexta-feira (01) e prosseguem até a noite. Elas acontecerão sempre às quintas-feiras e sextas-feiras, das 13h30 às 21h. Aprovados em processo seletivo realizado recentemente, 30 alunos farão o curso, que terá a duração total de 18 meses.

Os estudantes já possuem formação em cursos na área de Engenharia, como, por exemplo, cursos técnicos e das Engenharias de Produção, Metalúrgica e Naval. A grade de matérias é composta por disciplinas como “Materiais navais”, “Metalurgia da soldagem”, “Soldagem de ligas metálicas especiais” e “Tratamentos térmicos”.

Participaram da aula inaugural, na última quinta-feira (31), no Auditório Reginaldo Rangel, o reitor do Instituto, Luiz Augusto Caldas, o diretor do IFF campus Campos-Centro, Jefferson Manhães, além de gestores e professores. Juan, que já atuou em estaleiros do Brasil, Argentina e Europa, e tem um currículo vasto na área de Engenharia Naval, será professor do curso, junto com professores do IFF, de outras instituições de Campos e da UTN.

Na aula inaugural, Juan abordou questões sobre: conceito de soldagem, profissional da área, atuação em estaleiros e outros locais, processo de soldagem, entre outros itens. “A área de soldagem é muito importante. E o objetivo é atender às expectativas do mercado. O Brasil está no momento indicado para atuação com soldagem, por causa das obras na área de petróleo.”, disse o professor, em espanhol.

(Publicada em 01/11/2013)