CAMPUS CAMPOS CENTRO

Caipira Curturá com muito agito

por admin publicado 05/07/2013 17h45, última modificação 15/12/2017 13h53
Evento realiza hoje uma oficina de forró com o grupo PSI, do IFRN, e um Casamento Caipira. Também tem instalação em clima de quadrilha no Espaço Raul Linhares.

O Caipira Curturá, evento no clima das festas juninas tradicionais, começou na última quinta-feira, dia 4 de julho, no Campus Campos-Centro do IFF. A festa prossegue hoje com jogos e brincadeiras nas barracas; apresentação da Quadrilha Coisa Roxa, do Parque Nova Brasília; oficina de forró pé-de-serra com o Projeto Sanfona itinerante (PSI), do Rio Grande do Norte; e muitas outras atividades.

A programação da tarde — com abertura do Touro Mecânico e dos jogos e brincadeiras nas barracas, e a apresentação da Quadrilha Coisa Roxa — teve início às 16h. Às 17h, começa a oficina de forró com o PSI, aberta a todos que quiserem participar; às 18h será o Casamento Caipira com a participação do grupo “Nós do Teatro”; e às 18h30 inicia a Quadrilha Instantânea, seguida de um show com o PSI.

Na manhã e início da tarde de hoje, aconteceu a solenidade de abertura oficial do Caipira Curturá. Além disso, foi dado início às brincadeiras e jogos nas barracas e o público pôde conferir um show com o PSI e participar do Almoço Caipira.

Na palestra de ontem, os professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, que integram o PSI, deram uma palestra no Auditório Miguel Ramalho, no campus, e participaram de uma Noite de Autógrafos de seu primeiro e recente disco, “Amor de Fulô”.

Na palestra, Dayvyd Lavaniery, Maxymme Mendes, Igor Marcel e Paulo Vítor Silva falaram sobre a cultura musical do Nordeste; a importância de atividades culturais nos institutos tecnológicos; as músicas do “Amor de Fulô”; características culturais nordestinas que fazem parte da história da banda e seus integrantes; e da importância da preservação das tradições regionais.

— Em junho, por exemplo, as festas no Nordeste são tomadas por fogueiras. E às vezes a gente não percebe a diluição dos elementos regionais. Viemos trazer um pouco do que vivenciamos. Para nós, é uma grande realização trazer o que nos identifica, trazer a nossa cultura para Campos, para as pessoas. É a primeira vez que estamos no IFF e é bom ver que as pessoas curtiram. Que seja o primeiro contato de muitos outros. — comentou o vocalista, Dayvyd.

Todo o IFF está em clima de festa. Funcionários e estudantes percorrem os espaços do campus com trajes tradicionais de quadrilha – vestidos, gravatas, blusas quadriculadas — e há uma instalação caipira no Espaço Raul Linhares. No Raul, podem ser encontrados objetos que remontam a atmosfera de festas juninas. Veja AQUI no blog do campus um vídeo sobre a instalação.

(Postado em 5/07/2013.)