CAMPUS CAMPOS CENTRO

Campus Campos Centro está oferecendo 10 vezes mais banda de internet

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 29/02/2024 14h27, última modificação 29/02/2024 18h21
Benefício já começa a ser sentido por estudantes.

Estudante faz trabalho acadêmico no Micródromo (Foto: Antonio Barros/Ascom).

O micródromo do campus é um setor sensível às condições de oferta da internet. Na mudança atual, em que a banda migrou de mega para giga, os usuários começam a usufruir da melhoria e registram sua satisfação, embora os computadores do setor já estejam ficando defasados, como reconhece a diretoria de Tecnologia da Informação (TI). Kethelin Ferreira, estudante do 5º período da Licenciatura em Matemática, costuma usar o micródromo para fazer trabalhos do curso e impressões. A internet, observa ela, "geralmente funciona bem, dependendo do dia, mas tenho usado normalmente ultimamente".

João Gabriel dos Santos Gonçalves, aluno do primeiro módulo do Curso de Licenciatura em Biologia conta que o uso da internet no campus tem sido mais necessário, por estar na fase final de elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). João tem comparecido ao micródromo para pesquisar, ler artigos e elaborar o trabalho. "Estou na fase de produção do TCC, sempre que necessário, venho aqui para pesquisar, ler artigo para produzir mesmo a literatura, ainda mais porque sou de outra cidade, Italva, então, pra mim, quando tenho de vir muito cedo e ficar o dia inteiro é muito importante".

Lucas Júlia da Silva está no primeiro ano do Curso Técnico em Automação Industrial e é outro usuário frequente da internet do campus. "No nosso curso a gente usa muito os computadores do Micródromo." Sobre a internet no campus, ele comenta que, "na maioria das vezes, funciona muito bem". Lucas Freitas, também aluno do primeiro ano de de Automação, diz que "dá pra fazer bastante coisa por aqui" (no micródromo).

Investimentos - Ampliação de banda de dados iniciou este mês, com a contratação de novo pacote de internet oferecido por uma empresa privada. A mudança foi significativa, de 100 megabits para 1 gigabit e o investimento ainda está em desdobramento, com a instalação, em breve, de cerca de 30 rádios de rede sem fio (wifi). O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Campus Campos Centro, Marcelo Pereira de Abreu, informou que bolsistas do TI estão percorrendo o campus para testar as condições de sinal nos 100 rádios existentes atualmente.

Em paralelo à rede privada, ainda está em funcionamento a pública, com 100 megas. "Havia um gargalo num campus, com aproximadamente oito mil alunos, mil servidores ultrapassava os 100 megas e tínhamos perda de dados, a famosa bolinha girando. Num esforço da gestão, conseguimos contratar um giga", detalha Marcelo. A melhoria da infraestrutura de TI é identificada pela gestão do campus como compromisso, como explica o diretor-geral, Carlos Alberto Fernandes Henriques:

- Desde a minha primeira gestão, em 2016, era promessa nossa de campanha, melhorar a nossa internet no campus, principalmente para os nossos alunos, para que eles tivessem mais acesso. Naquela época, o aluno tinha um acesso muito limitado, e em muitas áreas não pegava internet. Fizemos um investimento e, em parceria com o TI, conseguimos instalar 100 rádios para que o acesso a internet, em qualquer lugar da escola, fosse bom". Mas ainda assim, a banda contratada não foi suficiente para a expansão. "Agora conseguimos aumentar para que todos os alunos tenham acesso. Então, a gente fecha o ciclo da gestão com a promessa cumprida - comenta Carlos Alberto".