CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Experiência

Campus São Gonçalo do IFRJ busca apoio para criação de seu Napnee

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 05/06/2017 17h14, última modificação 05/06/2017 17h14
Diretora adjunta, coordenadora e prefeito do campus São Gonçalo conheceram a estrutura oferecida pelo Campus Campos Centro.
Apoio entre os Napnee

A diretora adjunta do campus São Gonçalo, Gleyce Figueiredo e a servidora do Napnee, Ivanisy Capdeville

Toda a experiência desenvolvida pelas equipes do setor ao longo dos anos serve agora de referência para os trabalhos de implantação do Núcleo do campus São Gonçalo do IFRJ. De acordo com sua diretora adjunta, Gleyce Figueiredo, no edital de ingresso de novos estudantes para o próximo ano haverá cotas para deficientes. 

Atualmente o campus tem 600 estudantes matriculados nos cursos de Química Integrado ao  Ensino Médio, Segurança no Trabalho, na modalidade Concomitante e Subsequente e Pós-Graduação Latus Sensu em Ensino das Culturas - História Africana e Afro-brasileira. A coordenadora do Núcleo de Apoio a Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) do Campus Campos Centro, Sirley Brandão, explicou que o contato surgiu a partir de um servidor do Instituto de São Gonçalo, que é tradutor da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e conhecedor do trabalho do IFF. O  Napnee do Campus Campos Centro foi criado em 2008, mas antes dessa data já oferecia serviços tendo o setor outro nome. 

Sirley observa que Núcleo local conseguiu, em mais de duas décadas, tornar-se "um dos mais antigos e estruturados do país". Participaram da visita ao campus a coordenadora do Napnee em São Gonçalo, Camila Araújo e o prefeito do campus, Samuel Lopes. Gleyce disse estar impressionadas com a infraestrutura do Campus Campos Centro e que a troca de informações prosseguirá, visando a estruturação de seu campus.