CAMPUS CAMPOS CENTRO

Arquitetura e Urbanismo

Centro Acadêmico do curso mobiliza estudantes para mudar estatuto

por Márcia Valéria da Silva/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 26/03/2024 10h20, última modificação 26/03/2024 17h21
Colaboradores: Márcia Valéria é bolsista de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico no projeto Vivência do texto jornalístico na Ascom.
Sugestões estão sendo colhidas até início de abril.
Arquitetura e Urbanismo

Estudantes participam com o C.A. de assembleia (Antonio Barros/Ascom).

O Centro Acadêmico Regina Aquino (Cara), do curso de Arquitetura e Urbanismo, abriu uma revisão de seu estatuto. Os membros estão analisando as normas do documento. “Vimos a necessidade de fazer umas modificações. Agora, precisamos da aprovação de dois terços do total de alunos do curso”, explica Natália Gomes, do Cara. A representação foi criada em 2018 e atende mais de 400 alunos.

Também integrante do Centro Acadêmico, a estudante Amanda Gandra dá detalhes sobre como o processo de reformulação do estatuto vem sendo encaminhado: “Para haver a reformulação do estatuto, os alunos precisam participar das discussões. Então, nós disponibilizamos formulário on-line, até o dia 6 de abril, para eles votarem. Também realizamos assembleias em dois turnos para apresentar alguns pontos que foram mudados. Aproveitamos para falar um pouco sobre o Centro Acadêmico, já que ainda tem aluno que não conhece o nosso trabalho. Além de abrirmos um espaço para que eles tirassem dúvidas.”

As integrantes do C.A. ainda contam que estas modificações surgem de suas experiências no setor. “Inclusive, percebendo a necessidade de mexer no texto para facilitar a linguagem para os alunos. Pensamos que o texto, mesmo tendo informações importantes e sérias, não precisa ter palavras difíceis e rebuscadas, mas sim, oferecer uma leitura mais tranquila na compreensão. Além de retirar informações repetidas e acrescentar as que estavam faltando”, ressalta Amanda.

“Acho importante a participação dos alunos do curso para que possam compreender o trabalho dos estudantes que nos representam e lutam por nossos direitos acadêmicos junto à coordenação. A votação para a reformulação do estatuto deve ser de interesse de todos, pois a gestão que nos representa deve estar alinhada com o que acreditamos. Comparo esse momento como os períodos de votação eleitoral, onde devemos avaliar as sugestões de mudanças, concordando ou discordando das mesmas”, destaca Dyovana Barreto Crespo, 6º- período. Outra estudante que deixa seu recado é Sophia Borges Albuquerque, do segundo período: "acho importante estar ciente do novo estatuto, das atividades e atuações do Cara. O assunto foi pontual. Eu não acrescentaria nada.”