CAMPUS CAMPOS CENTRO

Inglês no campo

Centro de Línguas do Campus Campos Centro oferece imersão para estudantes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 07/08/2017 14h06, última modificação 08/08/2017 11h46
Estudantes do nível seis do curso de língua inglesa oferecido pelo Centro de Línguas do Instituto (Celiff) participaram da imersão realizada em Rio Preto.
Imersão em Inglês

O grupo em uma das atividades interativas.

Um sábado dedicado à prática da língua inglesa em um cenário bucólico na localidade de Rio Preto, na região norte de Campos dos Goytacazes. Essa foi a proposta do do Dia de Imersão idealizado por professores da área e a coordenação do Celiff do campus. A iniciativa visou a atividades que pudessem ser realizadas individualmente e em grupo.

"A experiência mostrou que a língua deve ser vivenciada nas situações mais reais possíveis", comenta a professora Aline Miranda. Dezesseis estudantes que estão concluindo e outros que concluirão o nível este mês puderam participar. De acordo com a professora Aline, os estudantes interagiram e, mesmo aqueles que costumam ser mais tímidos em sala de aula, "se soltaram".

A atividade também teve a participação da professora Silvia Lúcia Barreto. A imersão permite um exercício importante para quem estuda uma língua estrangeira, como observa a Aline: "a gente tem de estar em contato com o idioma esquecendo um pouco a língua nativa".

Importância o aprendizado

De acordo com a coordenadora do Cellif no campus, Renata Fonseca Artiles, esse é um dos momentos importantes para o aprendizado desenvolvido ao longo do curso:

- Realizar uma imersão no término do curso é de suma importância, pois os alunos vivenciam o contato com a língua em diversas situações, por meio de atividades desenvolvidas pelos professores envolvidos - explica Renata.

Do ponto de vista de quem está aprendendo, a atividade foi marcante:

- A imersão foi uma experiência agradável de aprendizagem do Inglês. As atividades interativas permitiram uma efetiva participação com a utilização dos conhecimentos da gramática da língua inglesa, bem como da pronúncia das palavras por meio de conversação. O processo de ensino e aprendizagem utilizado durante  a imersão possibilitou a fixação  dos termos e conceitos trabalhados - comentou a servidora e aluna do curso, Eliane Vigneron.

A estudante Elisama Gaspar, além de ter tirado proveito das dinâmicas, acha que a iniciativa deve ser mantida.
 - Foi uma experiência excelente. O que percebi foi que praticar dinamicamente o que aprendemos durante o curso é de extrema importância. Tivemos brincadeiras e desafios, erramos, lembramos e acertamos. Todas as turmas deveriam ter essa experiência no fim do curso. Parabéns ao CELIFF -, disse Elisama.