CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

CIS itinerante esclarece dúvidas de servidores sobre RSC-TAE

por Geisa Fernandes/Assesssoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 27/08/2025 16h48, última modificação 27/08/2025 16h48
Colaboradores: Geisa Fernandes é bolsista do projeto Vivência do texto jornalístico na Ascom com Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnlógico.
Atividade integra calendário multicampi e foi realizado na terça-feira, 26 de agosto.
RSC-TAE

Elton Jhon trouxe informações atualizadas e pode tirar dúvidas dos servidores presentes (Foto: Geisa Fernandes/Ascom).

   O encontro teve a presença do coordenador geral da CISPCCTAE no IFFluminense, Elton John da Silva Santiago, de representantes da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Institucional, do Sindicato Nacional dos Servidores Federais (Sinasefe IF Fluminense) e de servidores do IFF Campus Campos Centro. Na oportunidade, foram apresentadas informações sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências dos Técnicos Administrativos da Educação (RSC-TAE), Mudanças no Programa de Gestão de Desempenho (PGD) e o novo regimento da CISPCCTAE que foi aprovado no mês de Agosto. 

   O RSC-TAE busca reconhecer os saberes e competências adquiridos ao longo da carreira dos servidores, um instrumento para valorização dos profissionais da educação. "A luta pelo RSC, não é uma coisa nova, ela vem sendo discutida dentro do SINASEFE desde 2012, a gente tinha um grande debate de criação de um mecanismo que pudesse reconhecer a trajetória profissional dos antigos docentes da rede. O RSC surge nesse contexto, de uma tentativa de se criar um mecanismo de valorização desses colegas e uma democratização do acesso de retribuição por título" - explicou o coordenador geral da CISPCCTAE no IFFluminense, Elton John da Silva Santiago.

   Elton também fez considerações sobre as conquistas que devem ter os servidores como um todo: "Às vezes tenta-se criar uma separação entre o trabalho intelectual e o trabalho manual dentro das nossas instituições, como se só os docentes pudessem fazer o trabalho intelectual e pra nós restasse o trabalho manual, e não, nós fazemos os dois, assim como os docentes também fazem os dois. Quando a gente fala em formação unilateral para os nossos alunos, serve também para nós, servidores, docentes e técnicos dentro da nossa rede"

   Foram ainda discutidos na reunião, o Módulo de Registro de Presencialidade no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), a dispensa de ponto eletrônico e o Processo de eleição da Comissão, que deve acontecer no fim deste ano de 2025.