CAMPUS CAMPOS CENTRO

Construção de barco movido à energia solar será transmitida ao vivo

por Vitor Carletti / Comunicação Social Campus Campos Centro publicado 06/12/2021 11h57, última modificação 06/12/2021 11h57
Equipe Sete Capitães, formada por estudantes do IFF Campos Centro, vai realizar a transmissão entre os dias 10 e 19 de dezembro a partir das 9h.
Equipe Sete Capitães vai construir barco movido à energia solar

A construção da embarcação será transmitida pelo Youtube a a partir do dia 10 de dezembro.Arte: Divulgação/ Equipe Sete Capitães

A Equipe Sete Capitães vai começar a construir o barco “Gigante Vermelho” que será movido à energia solar. A construção será transmitida pelo canal do grupo no Youtube a partir de 10 de dezembro com previsão de término para o dia 19. O evento irá começar a partir das 9h.

A equipe é formada por estudantes das Engenharias Mecânica, Automação e Controle, Computação e Elétrica, Arquitetura e Urbanismo e Sistemas de Informação do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro. Eles participam do Desafio Solar Brasil, competição que reúne desenvolvedores de barcos movidos à energia limpa.

A construção do barco será feita na oficina da equipe no IFF Campos Centro onde será feito o processo de laminação em fibra de vidro através do processo de infusão a vácuo. Profissionais da empresa de Engenharia Naval MARINER irão supervisionar o trabalho do workshop.

O estudante de Engenharia Elétrica Thiago Baltazar disse que o evento será importante para a comunidade acadêmica conhecer os benefícios econômicos e ambientais de se utilizar energia limpa.

“A construção de um barco movido à energia solar é um projeto inovador e ambicioso. Somos muito gratos de termos espaço e apoio dentro do Campus Centro para fomentar esse projeto que proporciona aos estudantes a oportunidade de trabalhar em equipe, gerenciar, liderar e junto a tudo isso conquistarmos um aprendizado muito grande sobre energia solar que é uma área em constante ascensão. Construir e participar desse projeto nos dá uma base muito grande para entrar no mercado de trabalho”, avalia.