Notícias
Estudantes
Corredor Literário traz mostra com o tema "Emoções e Acolhimentos"
Textos manuscritos e imagens podem ser vistas na subida da rampa e no corredor do Bloco A (Foto: Antonio Barros/Ascom).
Quem nunca passou por uma experiência e depois pensou que não deveria ter deixado a emoção dominar? Após a leitura de autores clássicos da literatura, os alunos do ensino médio convidam a todos a pensarem sobre as emoções dos personagens dos livros e como poderiam lidar melhor com as reações no 4º Corredor Literário do IFF campus Campos Centro: emoções e acolhimentos. A mostra ocorre entre os dias 19 e 25 de novembro de 2024 no bloco A do campus.
A professora de Português, Bárbara Martins Zaganelli, idealizadora da atividade, disse que todos os anos incentiva os alunos a irem à biblioteca e escolherem um livro do movimento literário estudado em sala. “A leitura deve, sempre que possível, caminhar de mãos dadas com a curiosidade e a liberdade. Existe um recorte para a escolha do livro, mas deixo sempre o aluno escolher a obra. É muito enriquecedor no processo pedagógico incentivar a autonomia do leitor que vai desde a escolha da obra à interpretação do texto.”
Após as leituras e as apresentações das obras durante as aulas de Português, os estudantes da professora do ensino médio organizaram o corredor com uma nova proposta. “Uma perspectiva interessante de observar nos livros é que, muitas vezes, os personagens são conduzidos pelas emoções e sentimentos. Imaginar em alguns momentos como seria a trama se aquela emoção não tivesse dominado o personagem, é um bom convite para repensarmos sobre a importância da educação socioemocional. É muito importante compreender que acolher os sentimentos envolve reconhecer as emoções e identificá-las de forma a lidar melhor com as reações que temos diante de cada uma delas”, reforçou Zaganelli.
Pensando nisso, a professora disse que trabalhou em sala a Literatura com a Arte e o Teatro. “Os estudantes puderam fazer manifestações artísticas nas cartolinas e nas apresentações, esquetes das obras literárias. Foi muito emocionante ver a Arte e o Teatro enquanto processo e também como cura, deixando um terreno fértil para o prazer, a diversão e o relaxamento. Foram momentos incríveis que jamais serão esquecidos”, finalizou.