CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Futuro

Cresce no IFF Campos Centro o interesse pela educação financeira

por Geisa Fernandes/Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/09/2025 11h50, última modificação 16/09/2025 19h24
Colaboradores: Geisa Fernandes é bolsista do projeto Vivência do texto jornalístico na Ascom, com Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico.
Mais de duzentos alunos participam da prova da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira.
Educação Financeira

Um número maior de estudantes do IFF Campus Campos Centro participou este ano (Foto: Geisa Fernandes/Ascom).

   O professor Paulo Sergio Gomes de Almeida Júnior, que leciona nos cursos de engenharia oferecidos gratuitamente no IFF Campus Campos Centro, destaca a importância de preparar os alunos, ainda jovens, para lidar com o dinheiro no futuro, saber aplicar seus rendimentos, gerir finanças e investir nos mercados certos. Ele aplicou a prova na sexta-feira, 12 de setembro, para os alunos do ensino médio e dos cursos técnicos. O docente convida os alunos que não participaram a se inscreverem nas provas futuras. "A iniciativa está crescendo, comparando com o ano passado, quando nós chegamos a ter 11 premiados, entre medalhistas e menção honrosa da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira. Os próprios docentes do Instituto Federal Fluminense perguntam e querem contribuir de alguma forma com os seus conhecimentos para que essa iniciativa cresça cada vez mais, de forma a motivar os alunos a participarem nos anos seguintes", comenta o professor Paulo Sergio.

   A olimpíada é uma parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, a bolsa do Brasil, com apoio do Ministério da Educação (MEC), com inscrições gratuitas. Nela, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio podem aprender mais sobre educação financeira e se prepararem para o futuro. A ideia "é preparar os alunos para a importância da educação financeira, e um maior entendimento das possibilidades de aplicação, estudando sobre a gestão financeira pessoal e controle de gastos, e isso é importante, pois hoje em dia, existe um grande número de famílias endividadas que não sabem e não souberam cuidar dos seus rendimentos financeiros, a partir daí, eles vão aprendendo a gerir e fracionar os seus rendimentos, acrescenta o professor Paulo Sérgio".

   Bom para todos - Os alunos, Arthur Fernandes Coelho e Davi de Souza Queiroz, do primeiro ano do Curso Técnico em Mecânica, participaram da prova e falaram sobre a sua importância: "é muito importante aprender sobre educação financeira enquanto jovem, para quando chegar a vida adulta saber administrar o salário  e lidar com os problemas financeiros" declarou Arthur Fernandes Coelho. "Saber organizar o salário, poder pagar tudo e ainda sobrar algum dinheiro, assim, poder fazer um investimento no futuro", ressalta Davi.

   A Olimpíada tem entre seus parceiros também a rede global de organizações fundada em 2022 para promover a capacitação de indivíduos para terem controle sobre suas finanças, chamada UNIDEF. A Olimpíada premia tanto os alunos participantes quanto às instituições que abraçam a iniciativa de preparar os seus alunos para a gestão financeira. Os alunos Gustavo de Vieira Henrique e Gabriella Mendes Carvalho, dos 1º e 2º anos do Curso Técnico em Edificações integrado ao ensino médio,  também falam sobre a importância de aprender a administrar o salário enquanto jovem. "É muito importante para o futuro. Quando você começar a trabalhar e cursar faculdade, você já saberá lidar com o dinheiro e não sair gastando tudo indisciplinadamente", destaca Gabriella. "Desde cedo, já é bom ter essa educação financeira para saber lidar com o dinheiro no futuro, saber como funciona a economia do país é bom para todo mundo" - encerra Gustavo.