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Mestrado Nacional Profissional

Curso de ensino de Física para docentes completa 10 anos

por Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 05/12/2024 13h01, última modificação 09/12/2024 10h07
O programa de mestrado tem como alunos professores do ensino básico de vários municípios.
Mestrado em Física

Os professores Wander, Renata e Milton ao lado de trabalhos realizados com alunos (Foto: Antonio Barros/Ascom).

   O curso tem atualmente 13 professores que atuam com as disciplinas e orientações e ainda há dois professores colaboradores da UENF. Todos doutores em Física. Em sua concepção, "está voltado, explicitamente, para a evolução e melhoria da educação em Física, seja pela ação direta em sala de aula, seja pela contribuição na solução de problemas educativos em Física, nos níveis médio e fundamental, e no nível superior na formação de professores de Licenciatura em Física ou área afim." 

   Coordenadora do mestrado oferecido no polo 34, no Campus Campos Centro do IFF, a professora Renata Caldas faz uma avaliação dessa década de oferta do curso: "tem sido uma experiência muito prazerosa, porque o objetivo do mestrado é capacitar os docentes. A gente tem conseguido. Já temos 47 mestres formados e tem sido uma média boa porque só temos 10 entradas (a cada ano). Para mim, tem sido sempre desafiador a cada ano e muito prazerosa a experiência de ver a contribuição para a formação dos professores do nosso município."

  Um exemplo de resultado da formação dos professores aplicado em escolas é o caso do Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA), situado no Parque Rodoviário, em Campos dos Goytacazes. "Você olha o CEJOPA de uma década atrás e hoje. A diretora é nossa ex-aluna e temos também três a quatro docentes que foram mestrandas aqui e este ano mais uma também concluiu. Então você vê o colégio, o que era antes e o que é hoje, a transformação, e a gente sabe que tem o dedo do nosso mestrado na formação dos professores". O curso tem recebido alunos de municípios próximos de Campos, como Italva, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua e Macaé, mas também do estado do Espirito Santo, caso de  Cachoeiro do Itapemirim e a capital Vitória.

                    Minicurso ministrado pelo professor Tiago Desteffani Admiral (Foto: Antonio Barros/Ascom).    Minicurso ministrado pelo professor Milton Baptista Filho (Foto: Giulia Judice/Estagiária da Ascom).

                             Os professores Tiago Desteffani e Milton Filho ministraram minicursos .

    Inovação - O professor Wander Gomes Ney está há 21 anos no Instituto Federal Fluminense e também atua no curso desde o início. "O mestrado começou em 2014 e, desde então, eu tenho atuado com as aulas e orientações e agora estamos nesse momento de celebrar esses 10 anos do curso, resultado de bastante trabalho, que tem tido bastante fruto. A gente está bastante satisfeito com esse programa. O mestrado, voltado para os professores de Física e de Ciências da Educação Básica, é uma iniciativa muito importante da Sociedade Brasileira de Física. A gente atua com professores da educação básica trazendo inovações, trazendo uma contribuição para a formação continuada desses professores", pontua Wander. 

   O professor Milton Baptista Filho é dos mais recentes colaboradores do MNPEF. Está no programa desde 2022 e no IFF há 14 anos. Em sua trajetória, já atuou na educação estadual, e no IFF está na educação básica, no ensino superior e no mestrado. "A gente trabalha aqui buscando romper, de fato, com o cotidiano da escola, das atividades escolares bem no sentido de utopia, porque a rotina do professor é literalmente estafante, difícil. O sistema educacional público, e de certa forma o privado também, funciona de forma engessada, alheio muitas vezes às mudanças na sala de aula e a ideia nossa é, de fato, oferecer à formação do professor novas metodologias, que ele possa inserir em sua sala de aula trazendo dinâmicas diferentes, ou mesmo refletindo sobre o seu próprio papel naquele lugar", observa Milton.    

   Veja AQUI a programação dos 10 anos do curso.

   

    

 

Está voltado, explicitamente, para a evolução e melhoria da educação em Física, seja pela ação direta em sala de aula, seja pela contribuição na solução de problemas educativos em Física, nos níveis médio e fundamental, e no nível superior na formação de professores de Licenciatura em Física ou área afim.