CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Aula inaugural

Curso Preparatório Goitacá aumenta número de vagas e recebe novos alunos

por Vitor Carletti / Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 14/07/2025 16h30, última modificação 14/07/2025 16h30
Após ingressar na Rede Nacional de Cursinhos Populares do governo federal, o curso do IFF Campos Centro iniciou mais uma turma de 40 estudantes.
Aula inaugural de turma Pré-Enem

O diretor-geral Carlos Augusto Boynard (à esquerda), a pró-reitora de Pesquisa, Simone Vasconcelos, o reitor Victor Saraiva e a diretora de Assistência Estudantil Alessandra Asmar com os novos alunos e professores do Curso Preparatório Popular Goitacá. Fotos: Vitor Carletti/ Ascom Centro

 O Curso Preparatório Popular Goitacá recebeu nesta segunda-feira, 14 de julho, 40 novos estudantes que vão se preparar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontecem nos dias 9 e 16 de novembro.

 A criação de mais uma turma Pré-Enem foi proporcionada pelo ingresso do curso à Rede Nacional de Cursinhos Populares do governo federal (CPOP), que aconteceu em junho. A aula inaugural ocorreu no auditório Reginaldo Rangel, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro.

 A coordenadora Emanuela Sodré explicou que em 30 de julho serão inauguradas mais duas turmas, uma de Pré-Enem no turno da manhã com 40 estudantes e outra de Pré-IFF online com 100 estudantes. Após a entrada do Preparatório na rede de cursinhos populares do governo federal, o número de estudantes matriculados saiu de 200 para 380. Os que ingressaram nesta nova fase vão receber por mês uma bolsa de R$ 200.

 Os estudantes da nova turma de Pré-Enem tarde compareceram na aula inaugural que contou com as presenças do reitor do IFFluminense, Victor Saraiva, da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão do IFF, Simone Vasconcelos, do diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Augusto Boynard, e da diretora de Assistência Estudantil Alessandra Asmar.

 Ao conversar com os novos estudantes, o objetivo é um só: ser aprovado em uma graduação, mas eles sabem que precisam de dedicação nos estudos.

 “Já é a segunda oportunidade que estou tendo de fazer o curso. Eu quero trocar a área, sair das ciências humanas para exatas e estou com muita dificuldade em Matemática. Quero entrar para Engenharia Mecânica”, afirma Kissila Gomes.

Aula inaugural de turma Pré-Enem

 Diretores do IFF Campos e gestores do IFFluminense deram as boas-vindas aos estudantes

Deyvidson Tavares, de 18 anos, chega para ser aluno do Instituto pela primeira vez. “Estou querendo ingressar na faculdade, mas ainda não decidi se quero ser professor ou ir para o lado da Elétrica ou ser engenheiro. O que me estimulou a estar aqui é a oportunidade ”, disse.

 Jhully Cruz, de 17 anos, ainda está terminando o 3º ano do ensino médio, mas quer reforçar a preparação para o Enem. “Pretendo fazer licenciatura na área de exatas. Estou em dúvida entre Física e Matemática. Aqui vai me dar o impulso que eu precisava”, disse.

Professores — Parte da equipe dos profissionais das diversas áreas que irão lecionar nesta turma de Pré-Enem compareceu à aula inaugural e falaram sobre as perspectivas do curso.

 A professora de Sociologia Carolina França disse que já esteve no lugar desses alunos, porque também participou de curso pré-vestibular. “Fiz o meu mestrado e doutorado em Políticas Sociais. Estou migrando pela educação e história e sociologia da educação. Vai ser uma nova experiência”, disse.

 O professor de História Hugo Emerick traz a sua experiência de aulas em outros cursinhos pré-vestibulares. “Já dei aula durante quatro anos e a galera me parece bem receptiva em querer estudar”, observa.

 A professora de Língua Portuguesa Maria Fernanda Monteiro já leciona no Preparatório Goitacá há dois anos. “Eu acredito muito nesse projeto de dar oportunidade aos estudantes para ingressar em uma universidade ou curso técnico. Das dificuldades, eu percebo uma certa resistência com página em branco, com o processo da escrita e os conhecimentos técnicos da Língua Portuguesa. A redação assusta muito, mas temos tido bons resultados”, relata.

Ampliação do acesso— O diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Augusto Boynard, afirma que os novos estudantes vão ter mais facilidade de ingressar no Instituto. “Acho que é um processo sem volta. É um caso de sucesso. O CPOP vem para nos tranquilizar e dar oportunidade de atingirmos novos números, porque já tivemos 500 estudantes e hoje temos 380.”

 O reitor Victor Saraiva afirma que o Preparatório Goitacá como o outro projeto Partiu IF são formas de aproximar a instituição da comunidade. “Dar a oportunidade de essas pessoas ingressarem em nossos cursos e que elas façam parte da nossa comunidade acadêmica e tenham suas vidas transformadas pela educação."