CAMPUS CAMPOS CENTRO

Diretoria da OSC toma posse no IFF

por admin publicado 27/11/2014 11h35, última modificação 15/12/2017 13h51
Exatos dois meses após o assasinato do aluno Deison Wallace da Hora, os diretores da ONG de Segurança Pública são empossados no Instituto, com a presença da delegada Martha Rocha

Tomou posse ontem, no IFFluminense campus Campos Centro, a diretoria da Organização Integrada de Segurança Cidadã (OSC), que tem como objetivo fazer com que a sociedade participe de forma mais direta das questões de segurança pública. Dentre as prioridades da ONG neste momento, estão fortalecer o Disque Denúncia na cidade de Campos dos Goytacazes e capacitar os policiais ainda no ano de 2014.

Fundada em 16 de outubro, a ONG é resultado da reunião de várias instituições, como a OAB, FIRJAN, ACIC, CDL, AIC e o IFF. O último é representado pelo Diretor do campus, Jefferson Azevedo. Para ele, que ocupa uma função na Coordenação de Câmaras Temáticas da OSC, a posse ter sido realizada no IFF foi uma homenagem ao aluno Deison Wallace Peres da Hora, que foi assassinado há exatos dois meses, no ponto de ônibus em frete ao Instituto, na 28 de março. “Queremos nossos jovens vivos e sadios! Queremos que nossos jovens realizem seus sonhos, independente da realidade socioeconômica deles”, disse o Diretor.

A ONG é composta, em sua Diretoria, pelo Presidente Mauro de Freitas Bastos, o Vice-Presidente Djalmo Luiz Cardoso Tinoco, o Secretário Luiz Sérgio de Souza Silva, o Diretor Administrativo/ Financeiro Lucas Vieira Filho e o Diretor Jurídico Cristiano José Sampaio Neto.

A solenidade foi aberta com a apresentação da Banda do Batalhão da PM e contou com a presença da delegada da Polícia Civil, Martha Rocha, e também dos pais do aluno Deison da Hora.

OSC

Coletiva de Imprensa

Em entrevista coletiva concedida antes da cerimônia de lançamento da ONG, a ex-chefe de Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro, Martha Rocha, e o diretor geral do campus Campos Centro do IFF, Jefferson Azevedo, responderam a perguntas sobre segurança pública e educação.

A delegada e deputada estadual eleita nas últimas eleições, disse que “é preciso entender a segurança pública como Política de Estado, não limitada à questão policial”. Destacando a importância do município de Campos dos Goytacazes na estrutura política a administrativa do Estado do Rio de Janeiro, Martha disse não acreditar que esteja ocorrendo uma migração do crime organizado para o interior do estado, em função de ações sociais e de segurança na capital. A seu ver, o crescimento da violência no interior estaria associado ao crescimento econômico do mesmo.

OSC2

Já o diretor geral do campus, Jefferson Azevedo, respondeu à pergunta dos repórteres sobre o papel do IFF na Organização Integrada de Segurança Cidadã dizendo que está feliz pelo fato de o lançamento da ONG ter se dado em um escola, “espaço de sonhos de um futuro melhor”.

Referindo-se à reação da sociedade civil organizada em relação a crimes bárbaros, como o que vitimou o aluno do IFF, Deilson da Hora, Jefferson enfatizou que “queremos também brigar para que não sejam gerados novos assassinos”, e que para isso é preciso investir “nos pilares de uma nova sociedade com uma escola pública de qualidade que ofereça oportunidades para os jovens”.

Também estiveram na coletiva realizada no Gabinete da Direção Geral do campus, representantes da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, o Bispo Diocesano Dom Roberto Ferrería Paz e o Bispo Administrador Apostólico, Dom Fernando Rifan.

(Publlicado em 27/11/2014)