Notícias
IFF CAMPOS CENTRO
Documentário conta a história do campus e ressalta importância do Centro de Memória Nilo Peçanha

A técnica-administrativa e pesquisadora da memória do campus Daniela Gonçalves roteirizou o documentário e participou das gravações.Foto: Acervo pessoal/ Daniela Gonçalves
O documentário “Nossa escola tem memória” resgata as origens do nascimento da escola, em 1906, e descreve as transformações ocorridas ao longo do século XX até chegar a se tornar, em 2008, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro.
Desde a criação com a Escola de Aprendizes e Artífices, passando pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) até chegar aos dias atuais com a atual estrutura e nome, o vídeo faz um convite para refletir sobre a importância da memória do Instituto.
O trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida pela servidora técnica-administrativa do IFF Campos Centro Daniela Gonçalves no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) que será avaliado pela banca examinadora no dia 11 de março.
Ela assina o roteiro e narração do vídeo que traz fotos antigas da primeira sede, onde funciona hoje o Centro Universitário Fluminense (Uniflu), das primeiras oficinas já no atual terreno na avenida 28 de março, da inauguração do Ginásio de Esportes e de quando o campus sediou a 8ª edição dos Jogos Estudantis Brasileiros do Ensino Médio, em 1972.
A pesquisa “Produção e validação de vídeo educativo sobre a memória do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro para estudantes de cursos de educação profissional técnico de nível médio: um recurso didático para atuação do Centro de Memória Nilo Peçanha” foi desenvolvida para reforçar o trabalho do Centro de Memória Nilo Peçanha, como explica a autora do trabalho que teve a orientação do professor Rodrigo Rosselini.
“Porque eles (Centro de Memória Nilo Peçanha) têm uma atuação muito interna, fazendo o tratamento do acervo. Às vezes, falta uma conexão com a comunidade. E esse vídeo vai poder ser utilizado em diversas atividades. Ele já foi aplicado na Semana do Saber-Fazer-Saber e foi um sucesso com bastante público. E pode ser utilizado na recepção de alunos novos, momentos comemorativos e eventos onde a escola queira exibi-lo”.
Para assistir ao documentário, basta clicar AQUI. “A proposta do vídeo é mostrar um panorama histórico da nossa instituição até a atualidade. No final do vídeo, ele foca na atuação do Centro de Memória mostrando a importância desse organismo que trabalha para preservar e divulgar essa memória”, explica.
Para Daniela, os estudantes precisam conhecer mais a história da escola onde estudam. “Não é um ambiente (Centro de Memória) que tem recebido trânsito de alunos. Pensando na falta de recursos didáticos, para promover esse diálogo do Centro de Memória com os alunos, é que a gente pensou em desenvolver o vídeo. E escolhemos o audiovisual porque é uma linguagem dominante que interessa aos jovens”, justifica.
Questionário — Após a finalização do vídeo, a pesquisadora aplicou um questionário a 40 estudantes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do IFF Campos Centro para avaliar o documentário.
Segundo Daniela, os dados apontaram que o trabalho ampliou o conhecimento do público sobre a história do campus, despertou o interesse dos alunos pelas atividades desenvolvidas no IFF Campos Centro e se mostrou compreensível sem a necessidade de mediação de outros recursos.