CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

AULA INAUGURAL

É preciso encontrar formas de as pesquisas virarem inovações na indústria, diz especialista

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 26/02/2024 15h48, última modificação 26/02/2024 15h50
Marcos Oliveira vai abordar o tema na aula inaugural da turma de 2024 do mestrado em Sistemas Aplicados à Gestão e Engenharia no dia 29 de fevereiro, às 19h, na Firjan, em Campos.
Aula inaugural do mestrado em Sistemas em Sistemas Aplicados a Engenharia e a Gestão

Marcos Oliveira vai abordar a importância da conexão entre ensino e mercado.Arte: Raphaella Cordeiro / Ascom Centro

  A importância da conexão entre as instituições de educação de nível superior e as empresas será tema da aula inaugural do mestrado em Sistemas Aplicados à Gestão e Engenharia (Saeg) que acontecerá na quinta-feira, 29 de fevereiro, às 19h, na sede de Campos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

  Especialista em projetos com foco em empreendedorismo e inovação, Marcos Oliveira adiantou as questões que serão abordadas na aula inaugural e afirmou que é preciso potencializar as formas de as pesquisas produzidas nas instituições de ensino superior se transformarem em projetos inovadores na indústria.

  “Academia e indústria têm propósitos e agendas próprios. Não se trata de um estar a serviço do outro, mas de como podem cooperar para gerar mais benefícios para a sociedade e para o planeta a partir de suas capacidades e conhecimentos. Não há respostas prontas. Trata-se de encontrar formas para que as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na academia possam se tornar inovação nas empresas. Encontrar formas para que os profissionais que estão sendo formados pelas instituições de ensino superior possam aplicar o seu conhecimento e desenvolver o seu senso crítico para as empresas superarem os desafios da nova economia”, explica.

  O especialista cita um exemplo de como a interação entre universidades e institutos federais pode acelerar o desenvolvimento social e econômico.

  “Um exemplo de conexão entre academia e indústria é o Instituto Senai de Inovação Química Verde que firmou parceria com a empresa Scienco Biotech e, junto com a Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), ajudou a desenvolver um novo reagente que ajuda no diagnóstico de doenças como a Covid-19. Com esse novo item no portfólio, a empresa passa a atender o mercado nacional e substituir os reagentes importados, com menor custo e melhores prazos de fornecimento em relação aos produtores internacionais”, pontua.

  As pesquisas desenvolvidas pelo Saeg priorizam o desenvolvimento de soluções ou mecanismos de aplicação delas no campo da inovação.

Perfil — Possui mais de 15 anos de atuação no fomento ao empreendedorismo nas áreas de crédito produtivo (CEAPE-PE), consultoria, treinamento e organização de eventos (3E), ensino, pesquisa e extensão com foco em gestão, empreendedorismo e inovação (UFPE), políticas públicas para micro e pequenas empresas (Governo de Pernambuco), apoio a gestão de incubadoras e parques tecnológicos (PORTO DIGITAL e Instituto Metrópole Digital - UFRN) e agora integra a equipe da Gerência de Ambientes de Inovação da Casa Firjan, atuando na promoção de conexões para inovação nos ecossistemas de empreendedorismo inovador do Rio de Janeiro.

  Tem por propósito ajudar pessoas a desenvolverem competências para empreender e inovar e organizações a estruturarem e executarem programas efetivos de fomento ao empreendedorismo e de inovação.

  Considera-se um profissional "hands-on", orientado a resultados, colaborativo e em permanente aprendizado e que está em busca de promover a cultura empreendedora e da inovação nos espaços em que atua. (fonte: Linkedin)