CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Doutorado

Egressos do AmbHidro terão bolsa da Faperj para projetos

por Antonio Barros/Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/12/2025 13h18, última modificação 30/12/2025 14h32
Dupla foi selecionada pelo Programa Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação.
Pesquisa

O pesquisador Thiago Rodrigues Farias em área monitorada da Lagoa de Iquipari, em São João da Barra (Foto: Divulgação).

Os pesquisadores André Leonardo Tavares de Paula e Thiago Rodrigues Faria, egressos do Curso de Doutorado em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro), terão seus projetos implementados com recursos da bolsa oferecida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), em seu edital n° 13/2025. Seus projetos são respectivamente "Sítio online - Gestão agrícola digital com sensores IoT" e "GAIASMARTZ: Solução inteligente de monitoramento ambiental via IoT/LPWANS para proteção e gestão de ecossistemas."

   O trabalho de André permitirá uma facilitação do processo de assistência agrícola, com ganhos ambientais incluídos, como ele explica: "O próprio produtor vai cadastrando as suas ações por áudio usando WhatsApp. E aí o técnico tem uma capacidade maior de atender a mais produtores com baixo custo, pra favorecer a assistência técnica. O agrônomo, em vez de ir até o imóvel e ter um histórico e tal, ele consegue, com o uso de sensores e inteligência artificial, esses dados - O produtor tem um diagnóstico facilitado - e isso faz com que ele possa atender mais clientes e aí vencer esse vazio que a gente tem no estado do Rio de Janeiro de assistência técnica". 

   A ampliação da presença do técnico ou do engenheiro resulta na redução dos impactos ambientais "que é a  questão do uso de agrotóxicos, também o manejo do solo, prejudicados pela falta de assistência técnica", acrescenta André.

   No caso de Thiago, sua pesquisa de doutorado voltou-se para o monitoramento hidrológico com uso de recursos tecnológicos. O sistema foi instalado em áreas da Lagoa de Iquipari, na Reserva Caruara, monitorando variáveis hidrometeorológicas e até a temperatura de incubação de ninhos de tartaruga, em parceria com o Projeto Tamar, como explica Thiago: "O sistema que integra diversas tecnologias emergentes como Internet das Coisas (IoT) e Redes de Longo Alcance e Baixa Potência (LPWANs) para democratizar o monitoramento ambiental nacional com soluções de alta integração, escalabilidade e baixo custo". 

   Inovadora - Baseado na pesquisa, ele concebeu "o modelo de negócio da startup GaiaSmartz, que agora, com a aprovação no Edital Doutor Empreendedor 2025 da FAPERJ, receberá o impulso para transformar essa pesquisa em uma empresa com o propósito de gerar soluções sustentáveis e impactantes para a sociedade e o meio ambiente."

   Para o coordenador do AmbHidro, o professor pesquisador Jader Lugon Junior, o sucesso dos alunos é fundamental para o curso. "Nesse caso, eles receberão uma bolsa e um recurso para desenvolvimento de uma empresa Inovadora, resultado direto do trabalho desses alunos durante o curso. Eu tinha certeza da aprovação deles, pois sei do quanto são dedicados e conheço a qualidade do trabalho. Aproveito para também parabenizar os orientadores dos alunos, os professores Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Elias Fernandes de Sousa e Thiago Moreira de Rezende Araújo."