CAMPUS CAMPOS CENTRO

EXTENSÃO

Eleições, desafios da democracia, pandemia e desemprego são temas de palestra online

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/03/2022 11h41, última modificação 11/03/2022 11h50
No dia 14 de março, a partir das 18h, o projeto Cabrunk-ações inicia um ciclo de debates com o evento “O país que temos, o país que queremos”.
Projeto Cabrunk-ações inicia ciclo de palestras

Na abertura, no dia 14 de março, será realizado o evento "O país que temos, o país que queremos". Arte: Raphaella Cordeiro

Eleições, inflação, pandemia e desemprego. Esses quatro temas ganham ainda mais força a menos de seis meses de o eleitor brasileiro escolher seus representantes nos estados, no Congresso Nacional e o próximo Presidente da República. Para tirar dúvidas e contextualizar a atual conjuntura, o projeto Cabrunk-ações vai promover a palestra online “O país que temos, o país que queremos” nesta segunda-feira, 14 de março, a partir das 18h, com transmissão pelo canal do Núcleo de Imagens do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro no Youtube.
          O Cabrunk-ações é um projeto idealizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Formação Docente (Polis), o Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagem (Necel) e pelo Núcleo de Pesquisa em Arte e Políticas Culturais (ArtPoli) que irão promover palestras até dezembro deste ano.
      O evento “O país que temos, o país que queremos” terá a participação do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF-Campos) e doutor em Ciência Política, George Gomes Coutinho, e do docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em História, Rodrigo Oliveira. A mediação será feita pelo professor do IFF Campos Centro, Marcos Abraão Ribeiro, que é doutor em Sociologia Política.
       Segundo texto enviado pelos docentes à Assessoria de Comunicação do IFF Campos Centro sobre a palestra, Coutinho fará uma análise da conjuntura atual através da apresentação de vários indicadores sobre desigualdade, desemprego e problemas da pandemia da Covid-19.
     Já Rodrigo Oliveira “discutirá a crise política do arranjo constituído pela Carta de 1988, com ênfase nos desdobramentos que levaram ao golpe parlamentar de 2016 e na eleição de Jair Bolsonaro em 2018.”
Os professores ressaltaram a importância de os estudantes participarem do debate da palestra. “É fundamental que os estudantes participem da mesa redonda, pois além de terem acesso às análises sofisticadas sobre a realidade brasileira de modo acessível, também terão a oportunidade de formular questões e dialogar com os Professores, George Coutinho e Rodrigo. A participação também é muito importante se levarmos em consideração a grave crise que enfrentamos, e a relevância que o processo eleitoral possui para o futuro do Brasil.”