CAMPUS CAMPOS CENTRO

IFF CAMPOS CENTRO

Empossado como diretor-geral, Boynard afirma que é preciso incentivar ainda mais a ciência

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 31/07/2024 15h56, última modificação 31/07/2024 16h13
A cerimônia de posse ficou marcada pelos discursos de representantes de diversos segmentos do campus e apresentações culturais.
Cerimônia de posse do novo diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Augusto Boynard.

Carlos Augusto Boynard assina ao lado do reitor do IFFluminense, Victor Saraiva, o termo de posse de diretor-geral do IFF Campos Centro.Fotos: Vitor Carletti

O novo diretor-geral do Instituto Federal Fluminense (IFF), Carlos Augusto Boynard, após ser empossado em cerimônia oficial realizada na noite desta terça-feira, 30 de julho, afirmou que é preciso incentivar ainda mais a produção de ciência no Instituto.

A posse aconteceu no auditório Cristina Bastos que ficou lotado de representantes de estudantes, técnico-administrativos, professores e servidores aposentados. Boynard vai ficar no cargo até 2028 e já exerce as funções de diretor-geral desde abril, mas a cerimônia oficial precisou ser adiada por causa da greve dos servidores da educação federal.

“Na nossa bandeira (IFF), escrito ciência e tecnologia, precisava ser mais efetiva. Passei o mês de julho praticamente o tempo todo, com as nossas equipes Goytaborgs, Desafio Solar, amanhã (quarta-feira, 31) estou indo para Piracicaba (SP) para acompanhar o carro elétrico. Eu estava enganado, porque aqui se faz muita ciência e tecnologia. Os nossos estudantes, servidores e orientadores fazem ciência e tecnologia, sim. Nós temos estudantes extremamente talentosos”, discursou.

“Os nossos estudantes, servidores e orientadores fazem ciência e tecnologia, sim. Nós temos estudantes extremamente talentosos”
Carlos Augusto Boynard, diretor-geral do IFF Campos Centro

O diretor-geral do IFF Campos Centro agradeceu as presenças dos estudantes, técnico-administrativos, professores, servidores aposentados e da sua família. Neste momento do discurso, relembrou a trajetória do seu irmão José Luiz Boynard, falecido em 2020, quando ocupava o cargo de pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFF. Carlos Augusto Boynard disse que não tinha pretensão de ocupar o cargo de diretor-geral, mas que estava realizando o sonho do seu irmão.

Discursos — Além de Boynard, o reitor do IFFluminense, Victor Saraiva, ao discursar, relembrou o início da consolidação dos campi do Instituto.

“Há 114 anos, muitas outras pessoas, servidores desta instituição, também traziam essa força da formação profissional para o nosso país aqui em Campos dos Goytacazes para fazer a nossa instituição ser o que ela é hoje. E por que eu estou falando isso? Porque isso é feito por pessoas.”

A cerimônia teve também a fala da diretora acadêmica do IFF Campos Centro, Fabíola Nery, que representou o segmento dos docentes. Ela disse que a instituição transforma vidas. “Agora, Boynard, você continuará a escrever a nossa história, mas não está sozinho. O compromisso é nosso”, disse.

A mesa da cerimônia ficou marcada pelas presenças dos segmentos administrativo, docentes, discente e aposentados.

O servidor aposentado e membro do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica IF Fluminense (Sinasefe) Sinasefe Luis Carlos Cunha relembrou o início dos primeiros cursos técnicos e reforçou a importância dos sindicatos na luta da classe trabalhadora.

Além deles, o servidor técnico-administrativo Jorge Henrique Ferreira disse que é preciso manter o diálogo aberto com os segmentos. Já o estudante Christopher Chapinel, que participa do movimento estudantil e das atléticas do IFF Campos Centro, ressaltou que Boynard sempre está disposto a ajudar os alunos.

Na oportunidade, foram apresentados os diretores de área do campus e os novos pró-reitores da Reitoria. A Orquestra de Violões e o Coro Cênico do IFF abriram a cerimônia com apresentações musicais e teatrais.

Entre as autoridades presentes no evento, estavam os ex-reitores do IFFluminense Jefferson Manhães e Luiz Augusto Caldas Pereira, a reitora da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf), Rosana Rodrigues, do seu antecessor Raul Palacio e do secretário de Educação de Campos dos Goytacazes, Marcelo Feres.