CAMPUS CAMPOS CENTRO

FEIRA DE OPORTUNIDADES E 7ª MOSTRE-SE

Espaço com soluções tecnológicas tem de robô cinegrafista a barco feito em 3D

por Vitor Carletti / Comunicação Social Campus Campos Centro publicado 26/09/2019 18h29, última modificação 27/09/2019 13h03
O evento acontece no IFF Campos Centro e reúne instituições de ensino e empresas da região.
Robô faz a filmagem de tubulações e é uma das atrações da Feira de Oportunidades e 7ª Mostre-se

Robô foi desenvolvido no Polo de Inovação do IFF. (Fotos: Raphaella Cordeiro)

Novidade da Feira de Oportunidades e 7ª Mostre-se, o espaço com soluções tecnológicas tem robôs que filmam tubulações, barco fabricado em impressora 3D, aplicativo de marketing de relacionamento e apresentação de um sistema de controle de frequência de alunos.

O robô foi desenvolvido no Polo de Inovação do IFF e está sendo apresentando pela startup Roveq, uma das empresas da TEC Campos, no espaço com as soluções tecnológicas da Feira de Oportunidades. O equipamento faz a filmagem de até 300 metros dentro de tubulações e ajuda empresas da área de saneamento básico a identificar rachaduras.

Também da TEC Campos, a Destart trouxe aplicativos para ajudar empresas a incrementar o marketing de relacionamento e a Rio Norte desenvolve, em parceria com a Uenf, o melhoramento genético de sementes, faz a embalagem e a distribuição do produto.

Já o barco fabricado em uma impressora 3D é do Laboratório de Computação Física do IFF Quissamã. Os estudantes do Curso de Eletromecânica Geyson Ribeiro e Isabelle Fernandes explicaram que apenas o motor e a bateria não foram impressos com o plástico ABS, material para este tipo de impressão. “Apenas uma peça levou 40 horas para ficar pronta”, disse o aluno.

O Laboratório de Computação, cujo coordenador é o professor Renato Barcellos, ainda traz um sistema de monitoramento de dados hidrogeoquímicos das lagoas, chamado Belljar, e games cujos cenários são representações do patrimônio histórico de Quissamã. Os jogos têm sido utilizados nas escolas de ensino fundamental para despertar o interesse dos alunos para as disciplinas de Matemática e Informática.

Do IFF Itaperuna, os professores Fabiano Prado, Pedro Henrique Castelo Branco e Eduardo Pontes trouxeram para o evento um dispositivo para fazer o controle de entrada e saída dos alunos do campus, por meio da leitura do chip acoplado na carteirinha de estudante.

Robô foi desenvolvido no Polo de Inovação do IFF. (Fotos: Raphaella Cordeiro)

Hoje fazemos o controle da alimentação, transporte, utilização de computadores e número de cópias feitas. Hoje são seis ‘maquininhas’ sendo usadas. O custo de cada uma é de R$ 300”, explica Pedro.

Ao todo, são 90 projetos de inovação tecnológica desenvolvidos por 40 empresas e instituições de ensino.

Os eventos acontecem simultaneamente nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de setembro, no Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense, das 14 às 20h.

A realização é uma parceria entre o Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos (Fidesc) e a Prefeitura de Campos.