CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Desenvolvimento

Estudante assume presidência executiva da RioJunior

por Vitor Carletti | Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 02/02/2026 13h07, última modificação 02/02/2026 16h11
Gabriel Nogueira cursa Engenharia Elétrica no IFF Campos Centro e vai exercer também o cargo de diretor da área de Negócios da Federação das Empresas Juniores do Rio de Janeiro (RioJunior).
Estudante assume presidência da RioJunior

Gabriel Nogueira (à esquerda) na posse como presidente executivo da Rio Júnior.Foto: Divulgação

 O estudante do Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro Gabriel Nogueira vai ocupar de 1º de janeiro a 31 de dezembro deste ano a presidência executiva e a diretoria de Negócios da Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro (RioJúnior).

 Nogueira explica as atribuições do cargo cuja missão é articular o desenvolvimento dos estudantes que integram as 74 empresas juniores da federação junto às prefeituras e ao governo estadual, às instituições privadas prestadoras de serviço, como as que compõem o Sistema S (Sebrae, Sesc, Sest Senat e Senac), às escolas, aos institutos federais e às universidades, além de estreitar relações com a imprensa regional.

 “Enquanto Presidente Executivo da RioJunior, estarei responsável por representar a Federação e toda a rede de 74 empresas juniores frente aos nossos stakeholders, que são as partes interessadas, agentes que se conectam de alguma forma com o nosso ecossistema”, disse.

 O presidente executivo da RioJúnior afirma que o estudante que integra uma empresa júnior adquire conhecimentos em diversas aéreas como Recursos Humanos, Administrativa, Financeiro e Marketing por meio da elaboração de projetos com demandas das contratantes.

 Nogueira foi assessor comercial e presidente da Aurea, empresa júnior formada por estudantes do IFF Campos Centro. Ele resumiu o aprendizado que os integrantes têm ao se dedicarem a essas atividades extracurriculares.

O aluno aprende sobre marketing pessoal, muito mais do que saber vender um produto ou serviço, é muito importante saber se vender, se posicionar da forma correta, demonstrando autoridade ou uma pessoa capaz de se desenvolver para desempenhar o papel proposto pelo cargo. Por último, mas não menos importante, o conhecimento sobre mercado e empreendedorismo, dando a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho, mas também de entrar como um agente empregador, gerando mais oportunidades”, detalha.