CAMPUS CAMPOS CENTRO

EMPREENDEDORISMO

Estudante desenvolve aplicativo e vence votação do 1º Prêmio Educação Transforma

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/07/2024 18h00, última modificação 30/07/2024 18h00
João Vitor Azevedo cursa Sistemas de Informação no IFF Campos Centro. A premiação dele levou em conta a elaboração de aplicativos dentre os quais um específico para cafeicultores das regiões norte e noroeste fluminense.
Estudante vence em categoria do 1º Prêmio Educação Transforma

João Vitor de Azevedo desenvolveu aplicativos e será premiado por iniciativas inovadoras.Foto: Vitor Carletti / Ascom IFF Campos Centro

O estudante João Vitor Azevedo, do Curso de Sistema da Informação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, venceu o 1º Prêmio Educação Transforma na categoria “Aluno de ensino superior”. O evento é uma iniciativa do grupo Líder Fluminense em parceria com o Sebrae e visa premiar projetos empreendedores.

A cerimônia de premiação dos vencedores vai acontecer nesta quarta-feira, 31 de julho, às 18h30, no auditório da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), localizada no bairro da Pecuária, em Campos.

A votação ocorreu por número de comentários que mencionavam os perfis de estudantes que desenvolvem projetos empreendedores na publicação do grupo Líder no Instagram.

João Vitor explicou que a premiação é resultado de várias iniciativas que ele vem desenvolvendo. Uma delas é a elaboração e atualização do aplicativo Cafetec que permite o gerenciamento da produção de café por agricultores das regiões norte e noroeste.

Por enquanto, o aplicativo está sendo testado por seis produtores, mas a Cooperativa de Café do Norte Fluminense (Coopercanol) está ajudando na divulgação do software.

“Fui convocado para ser bolsista de pesquisa no doutorado AmbHidro. A partir disso, a gente viu a oportunidade de abrir uma startup (empresa de tecnologia) com o projeto que estava sendo desenvolvido, que é o Cafetec. Lá, a gente trabalha com o desenvolvimento de um software para o gerenciamento da produção dos cafeicultores nas regiões norte e noroeste fluminense. Partindo do conceito de agricultura de precisão, a gente propõe que o uso sustentável dos recursos leve ao aumento da produtividade e ao controle do uso de agrotóxicos. Com o aplicativo, o produtor consegue ter a previsão do tempo dentro da sua propriedade e ainda tem como modelar fenômenos como a precipitação e infiltração no solo”, explica.

Mobilidade urbana

Outro aplicativo desenvolvido pelo estudante do IFF Campos Centro que promete melhorar a mobilidade urbana de Campos e, principalmente, aliviar os transtornos causados pelos atrasos dos ônibus do transporte público está em fase de elaboração.

“[Em um] hackathon (evento de programadores) que aconteceu no IMTT (Instituto Municipal de Trânsito e Transporte), eles levantaram os problemas que enfrentavam para fiscalizar os ônibus e o monitoramento dos recursos que os ônibus utilizam, e que o IMTT subsidia. Eu propus que fosse desenvolvido um software (aplicativo) que monitorasse em tempo real a localização dos ônibus, e que houvesse participação popular sobre as linhas existentes podendo o IMTT sugerir para os passageiros novas rotas para que a população votasse. Esse aplicativo ainda está na fase de elaboração”, adiantou.

Além do desenvolvimento desses dois aplicativos, a premiação levou em conta, segundo João Vitor, a capacitação feita por ele oferecida pela empresa Shell e o Instituto Federal do Ceará.

Professor do IFFluminense e membro do grupo Líder, Henrique da Hora avalia que premiar iniciativas inovadoras é uma forma de incentivar o desenvolvimento da pesquisa na sociedade.

“Esse prêmio, promovido pelo grupo Líder Norte Fluminense, visa reconhecer posturas empreendedoras, e assim, enaltecer esses comportamentos para inspirar que outras pessoas sigam esse passo. A premiação foi decidida por votação premiada, e ficamos felizes em reconhecer o estudante João Vitor como um exemplo a ser seguido. Quando ainda aluno do curso técnico, sempre procurou atividades extracurriculares. É personalidade constante nas maratonas de inovação realizadas na região e foi contemplado no edital Nº 09/2022 do Polo de Inovação para ingresso na TEC Incubadora e fundou uma startup - a Cafetec”, detalha.