Notícias
Licenciatura em Teatro
TCC de aluno pioneiro terá defesa no Dia Nacional do Surdo
Matheus (D) é o primeiro aluno surdo a concluir o curso de Licenciatura em Teatro. Para o TCC contou com método sugerido pelo professor Marcelo Monteiro (Foto: Divulgação).
Nesta sexta-feira, 26 de setembro, às 19h30, mais um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será defendido por um aluno diante da banca examinadora no IFF Campus Campos Centro. Mas, o texto em língua portuguesa que os avaliadores terão em mãos é pioneiro no Instituto Federal Fluminense, na forma como foi produzido. O licenciando Matheus Almeida Ferreira Costa tem como língua de domínio não o Português, mas a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para tornar seu trabalho acadêmico acessível a todos, ele pesquisou em vídeo, texto e contou com uma sugestão do professor Marcelo Monteiro, seu orientador juntamente com a professora Ana Carolina Berto. "Marcelo traduziu o que Matheus ia sinalizando através dos vídeos", explica a professora.
O TCC é um trabalho bastante teórico e escrito em língua portuguesa nos cursos de graduação do país, mas no caso de Matheus, a primeira língua ele que aprendeu foi a Libras, o que trouxe um desafio para os orientadores que passaram a pensar em estratégias para realizar o trabalho. "A primeira escolha foi fazer um relato de experiência que possibilitaria que o olhar de Matheus fosse priorizado", comenta a professora Ana Carolina. Para isso, pensou-se em uma oficina, desenvolvida no conceito do teatro de sombras, para surdos e ouvintes, de modo a tornar acessível a todos e permitir que o aluno, por meio de uma sequência didática, tivesse autonomia ao ministrá-la. O resultado é o trabalho "Teatro de Sombras Acessível para Surdos e Ouvintes".
"O primeiro ponto de inovação que nós conseguimos criar foi esse: permitir que uma pessoa surda tivesse protagonismo, conduzisse uma oficina para que pessoas surdas e ouvintes não fluentes em Libras conseguissem entender, de forma efetiva, através da visualidade, das figuras, das luzes", detalha a professora. A oficina foi apresentada duas vezes com sucesso. "Os participantes gostaram, entenderam e tiveram ali uma imersão de acessibilidade e inclusão. Todo mundo estava ali junto, de igual para igual", completa Ana Carolina.
Por sugestão do professor Marcelo, considerando a dificuldade de Matheus com a língua portuguesa, foi desenvolvido um método no qual o licenciando apresentou o trabalho em vídeo, em Libras, e o orientador, por sua vez, fez a tradução para o português possibilitando a montagem do TCC escrito. "Marcelo traduziu o que Matheus ia sinalizando através dos vídeos", detalha Ana Carolina. Dessa forma, o trabalho será apresentado nesta sexta-feira para a banca que terá além dos orientadores, os professores Raquel Fernandes, Lucas Vilaça Ribeiro e Roberta Alves Guimarães das Neves.
Depoimento de Matheus para a Ascom
O curso de Licenciatura em Teatro no IFF Campus Campos Centro para mim foi desafiador, a princípio, porque minha base não era tão sólida assim, dada as dificuldades que tive na educação básica, com a falta de intérpretes e professores que usavam métodos tradicionalistas. O Napne me deu todo o suporte, com intérpretes profissionais que, além de mediarem as aulas, traziam em suas bagagens muita experiência com outros surdos.

Matheus e colegas do Curso de Licenciatura em Teatro (Foto: Divulgação).
O teatro de sombras é um conceito muito estudado, tanto no Brasil quanto fora. Ele traz uma perspectiva visual para arte que pode integrar elementos da corporeidade, gestos e movimentos. Estes elementos são bastante comuns na cultura surda e por esse motivo organizei a oficina "Teatro de Sombras acessível para Surdos e Ouvintes", a fim de evidenciar o protagonismo surdo em eventos e abordar mais sobre a inclusão em nosso Instituto.
Com a conclusão do curso, pretendo trabalhar ensinando a arte teatral, numa abordagem inclusiva para todos os alunos. Além disso, pretendo também realizar um sonho, que é fazer Educação Física (Licenciatura) aqui no IFF. Sempre tive inclinação para o esporte. Faço parte da equipe de líderes de torcida Iffenix e, além dessa equipe, os surdos que fazem Educação Física aqui também me motivam muito.