CAMPUS CAMPOS CENTRO

Língua

Estudantes de Eletrotécnica pesquisam o preconceito linguístico e mostram resultados

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/11/2016 16h00, última modificação 30/11/2016 16h07 expirado
Após ler obra que trata do tema, os alunos, orientados pela professora Andressa Peres, confeccionaram cartazes que podem ser vistos no campus.
Campanha contra preconceito linguístico

Estudantes exibem trabalhos ao lado da professora Andressa (Foto: Marina Wang/Núcleo de Imagens do IFF)

A professora Andressa explica que o trabalho foi elaborado tendo por base a leitura do livro "Preconceito Linguístico: o que é, como se faz" de Marcos Bagno. "Tal tema, além de ser de suma importância quando se almeja educar para o exercício da cidadania, também faz parte do conteúdo de Língua Portuguesa cobrado no ENEM, detalha ela.

- A campanha foi proposta por mim aos alunos baseada na constatação de que a maioria da população da cidade de Campos dos Goytacazes ignora que há razões sócio-histórico-culturais já explicadas pela Sociolinguística para as inúmeras formas de variação linguística encontradas no município disse a professora Andressa.

O trabalho foi dividido em três etapas realizadas ao longo do 2º Bimestre: Leitura individual do livro; Debate em sala de aula sobre os 8 mitos que confirmam a existência do Preconceito Linguístico em nosso país constatados empiricamente pelo autor, tais como "Português é muito difícil"; "As pessoas sem instrução falam tudo errado", entre outros;

Na etapa final houve a elaboração dos cartazes a partir da escolha de quatro mitos por grupo. As peças têm pequenos textos sobre os mitos. Cada grupo escolheu a formatação gráfica, as cores e a disposição dos elementos.

Finalizando, a professora destaca que "o preconceito linguístico é uma forma de preconceito social, pois inferioriza de imediato aquele que fala fora dos padrões gramaticais".

Comunicação Social do Campus Campos Centro