CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Estudantes de Geografia encontram David Harvey

por admin publicado 01/03/2012 12h55, última modificação 15/12/2017 13h55
Grupo do campus Campos Centro participa, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, do lançamento de "Enigmas do Capital", último livro do cientista britânico.

O geógrafo marxista britânico David Harvey lançou o livro “Enigmas do Capital”, na última quarta-feira, no Salão Nobre da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento contou a presença dos estudantes do curso de Geografia do campus Campos Centro (IFF), que retornaram bastante entusiasmados com o conteúdo apresentado no encontro. “Participar do lançamento desse livro ampliou nossa possibilidade de assimilação de alternativas do que Harvey chama de ‘cidade das pessoas’ ou ‘cidade socialista’. Foi um instante muito positivo”, destaca Priscila Viana, diretora do Centro Acadêmico de Geografia (Cageo).

Uma das figuras mais influentes da atualidade, Harvey, em “Enigmas do Capital”, não só analisa a crise cíclica do Capital, como esclarece todo o processo de urbanização do sistema capitalista, que se deu e que se dá vertiginosamente como dinâmica econômica. “Trata-se de um dos maiores intelectuais do mundo. Queremos agradecer ao professor Gustavo Siqueira, coordenador do curso; a professora Marlucia Cereja de Alencar, diretora de Licenciaturas; e ao diretor do campus, professor Jefferson Manhães de Azevedo. Fui um encontro que muito vai somar na formação dessa turma”, afirma Denis Monteiro, diretor do Cageo.

O evento contou com a presença de mais de 2 mil pessoas, profissionais e estudantes da área. Muitos tiveram que acompanham do lado de fora do salão, a partir de um telão.

História - David Harvey nasceu em 7 de dezembro de 1935 e é formado na Universidade de Cambridge. Professor da City University of New York, trabalha com diversas questões ligadas à Geografia Urbana. Seu primeiro livro, “Explanation in Geography” (1969) versa sobre a epistemologia da Geografia, ainda no paradigma da chamada Geografia Quantitativa. Posteriormente, Harvey muda o foco de sua atenção para a problemática urbana, a partir de uma perspectiva materialista-dialética. Publica então “Social Justice and the City”, no início da década de 1970, onde confronta o paradigma liberal e o paradigma marxista na análise dos problemas urbanos.