Notícias
MERCADO DE TRABALHO
Estudantes destacam ensino do IFF na conquista do estágio
Estudantes do IFF Campos Centro começaram a estagiar no dia 21 de outubro em empresas do Porto do Açu. (Na parte de cima). Rafaela Mamedes, Hellen de Souza e Inglid Viana. (Na parte de baixo à esquerda) Mariana Pessanha e Renan Coutinho.Foto: Divulgação/ Montagem: Raphaella Cordeiro / Ascom Centro
Estudantes de cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro conquistaram a tão sonhada vaga de estágio em 21 de outubro em empresas que operam no Porto do Açu, em São João da Barra, no norte fluminense.
Segundo a coordenação da Agência de Oportunidades do IFF Campos Centro, 11 estudantes, entre recém-formados e graduandos, foram contratados por meio de seleção realizada em parceria com o campus.
No 7º período de Engenharia Elétrica, Hellen de Souza iniciou o estágio na empresa Ferroport e destacou que as competências de trabalhar em equipe e buscar soluções aprendidas durante o curso ajudaram na sua aprovação para a vaga.
“A trajetória no IFF foi determinante sim, devido a disciplinas que foram cursadas e desenvolveram algumas habilidades requeridas no processo, estar disposta a aprender tendo demonstrado isso com a participação em programas da faculdade como ter sido bolsista do DTIC (Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação) e depois com a recente entrada na equipe de robótica, que embasam o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe”, afirma.
A estudante de Engenharia Mecânica Jessica Martins está estagiando na área de Planejamento e Controle de Manutenção do Porto do Açu. Ela afirma que a formação do IFF é compatível com as atividades da empresa.
Jessica Martins é graduanda em Engenharia Mecânica e concluiu o Curso Técnico em Mecânica.
“Estudar no IFF e ainda participar de um projeto de extensão fez toda a diferença, tanto no meu currículo quanto no meu desenvolvimento pessoal e profissional. O Instituto busca integrar teoria e prática, o que é essencial para nos preparamos para os desafios reais das profissões. Além disso, o IFF tem projetos, como as equipes de competição estudantil, que simulam experiências do mercado e ajudam a desenvolver habilidades técnicas e de trabalho em equipe”, disse.
Jessica avalia que o curso do IFF poderia ampliar as disciplinas eletivas que abordam habilidades interpessoais e competências socioemocionais que são cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho.
Roger Coutinho é estudante do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do IFF Campos Centro e está estagiando na Vast Infraestrutura. Ele disse que o ensino do IFF está compatível com as exigências das empresas e que não há pontos a serem melhorados no curso.
“A formação do IFF é excelente e facilitou compreender as necessidades da empresa. Creio que alguns dos requisitos que a empresa levou em conta foram o curso e local de formação, capacidades de comunicação e trabalho em equipe”, afirma.
Também estudante do Curso de Técnico de Segurança do Trabalho e formada em Engenharia Ambiental pelo IFF Guarus, Mariana Pessanha conta que está atuando na parte administrativa do setor no Porto do Açu.
“Estou fazendo mobilização de pessoas, mobilização de veículos, gerenciando documentos como ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Esses documentos os professores explicam no curso, mas a gente não chega a ter contato com um documento pronto. Acho que esse seria um ponto interessante para ser melhorado”, avalia.