CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Curso técnico em automação industrial

Estudantes fazem visita técnica a empresas de Macaé

por Vitor Carletti / Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 20/05/2025 15h39, última modificação 20/05/2025 15h39
O objetivo é mostrar aos futuros técnicos em Automação Industrial como as empresas desenvolvem as suas atividades.
Visita técnica de estudantes de Automação industrial

Estudantes do Curso Técnico em Automação industrial visitaram o parque industrial das empresas Rio Flow e Metroval sob a supervisão do professor Roberto Silva.Foto: Divulgação

 Estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, fizeram, nesta segunda-feira, 19 de maio, uma visita técnica às empresas Metroval e Rio Flow que atuam no setor em Macaé.

 A visita foi organizada pelo professor Roberto Silva que ministra as disciplinas de Instrumentação Geral, Comendo Sistema e Alarmes (CSA), Elemento Final de Controle e Instalações Elétricas. “A visita técnica foi para levar os alunos a uma proximidade com o cenário real de trabalho desenvolvido por profissionais de formação similar, realizando uma ação complementar de formação do conhecimento teórico com a observância prática. Agradecemos o apoio da direção-geral no transporte dos alunos.

O estudante Pedro Ernesto Lima afirmou que a visita aguçou ainda mais o seu interesse pela área. "Pude ver, na prática, como os conhecimentos de automação são aplicados em processos reais, desde a medição de vazão e controle de fluidos até sistemas complexos de instrumentação e integração com redes industriais. Também me impressionou a organização dos processos e o quanto os profissionais são qualificados e comprometidos com a excelência técnica", observa.

Já Sthefany Chagas elogiou a iniciativa do professor e a recepção das empresas aos alunos e disse que a visita agregou na formação acadêmica.

 “A visita à empresa foi incrível! Foi muito legal ver como tudo que estudo na teoria acontece na prática. Conheci profissionais que trabalham na área e aprendi muito sobre os processos. Me deixou ainda mais animada para seguir nessa carreira!”, disse.

 Para o estudante do curso Rogerio Nepomuceno, iniciativas assim poderiam ocorrer mais vezes. "A experiência foi boa, porque abriu mais a visão sobre o ramo da automação que pretendo atuar no futuro. Fomos muito bem recebidos nas empresas, o atendimento foi excelente", conta.

 João Victor Frazão ressaltou que a visita foi esclarecedora. "Me fez enxergar como poderia ser uma carreira nesta mesma área, me deu uma vontade imensa de experimentar cada ar diferente de cada lugar das empresas e poder crescer. Fez-me enxergar a mim mesmo e ao meu futuro."