CAMPUS CAMPOS CENTRO

Estudantes participam de curso

por admin publicado 07/01/2013 17h10, última modificação 15/12/2017 13h54
O curso básico de turbomáquinas oferecido por instrutor da empresa Man Diesel & Turbo vai acontecer até a sexta-feira, 11/01, no Laboratório de Mecânica.

Das aulas, ministradas pela multinacional alemã, participam 20 alunos do  do campus Campos-Centro do IFF. Este é o primeiro curso de uma série de três. Eles integram uma ação de extensão do Instituto em parceria com a MAN.

De acordo com o diretor de Extensão do campus Campos-Centro do IFF, Jonivan Lisboa, após o "Básico de Turbomáquinas", a empresa ministrará no IFF os cursos: "Alinhamento de Turbomáquinas" e "Básico de Turbo geração". Os estudantes são do 4º módulo do Curso Técnico em Mecânica. Participa também um dos professores do curso, Renato Couto.

A MAN busca parcerias com instituições de ensino para a formação de mão-de-obra que, no futuro, pode ser contratada pela própria empresa. Os alunos que participam das aulas foram escolhidos pela Coordenação do Curso Técnico em Mecânica.

"De 21 a 23 de janeiro será realizado o curso 'Alinhamento de Turbomáquinas', também para alunos de Mecânica; e no dia 15 de julho inicia o 'Básico de Turbogeração', para estudantes do Curso Técnico em Eletrotécnica.", explica Jonivan.

O curso é ministrado pelo instrutor Pedro Bravo Vasconcelos, profissional da MAN, e tem uma carga horária total de 36 horas, sendo 32 horas ministradas no IFF e quatro horas em Petrópolis-RJ, no centro de treinamento da empresa. Com "Básico de Turbomáquinas", os estudantes de Mecânica podem obter mais conhecimento sobre as turbinas que são usadas, normalmente, na geração de energia em plataformas de petróleo, onde não chega energia elétrica através de fios.

- Essa é a primeira vez que os alunos do IFF têm essa oportunidade. O IFF foi escolhido pela MAN na primeira vez em que a empresa opta por uma instituição de ensino. O curso também é uma oportunidade para os alunos serem observados pela empresa, que, no futuro, pode contratá-los -, comenta Jonivan.