CAMPUS CAMPOS CENTRO

MERCADO DE TRABALHO

Ex-aluno faz palestra sobre sua experiência no Centro Espacial da Alemanha

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 25/04/2022 12h41, última modificação 25/04/2022 12h41
André Coelho se formou em Engenharia de Controle e Automação no IFF Campos Centro. O bate-papo acontece às 20h no auditório Miguel Ramanho.
Palestra sobre mercado de trabalho, robótica e currículo no Miguel Ramalho

André Coelho é ex-aluno de Engenharia de Controle e Automação e vai falar sobre a sua experiência no Centro Espacial da Alemanha.Arte: Cilmara Silva

O ex-aluno de Engenharia de Controle e Automação André Coelho retorna ao Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro nesta segunda-feira, 25 de abril, para falar sobre a sua experiência de trabalho e pesquisa no Centro Espacial da Alemanha.

A palestra acontece às 20h no auditório Miguel Ramalho. A realização do evento é uma parceria entre a Equipe Sete Capitães e o Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

André vai conversar com os estudantes sobre como conseguir um emprego ou estágio na área de programação, robótica e engenharia. “O primeiro ponto é (ter) capacidade técnica. Toda parte de matemática e programação precisa estar afiada. A partir daí, a pessoa precisa aprender a se vender. É preciso preparar um bom currículo que precisa estar bem preparado e bem escrito. Depois vem a entrevista. O que vai pesar é saber explicar os conceitos e saber um bom Inglês, para vagas fora (do Brasil)”, adianta.

André, antes de cursar a graduação, fez o Curso Técnico em Automação. Ele destaca a importância de o (a) aluno (a) participar de cursos de Iniciação Científica e de Extensão. “Me permitiram ir além das matérias. Eu tinha uma rotina dupla de estudos. Estudava as matérias da faculdade e acompanhava, pelo Youtube, as mesmas aulas no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Depois pelo “Ciências Sem Fronteiras”, fui para a Universidade do Colorado onde estudei Engenharia Aeroespacial”, relata.

André conta que após retornar ao Brasil iniciou, por indicação do professor Alexandre Carvalho Leite, um trabalho com um profissional do Centro Espacial da Alemanha. “Depois escrevei um artigo para um dos maiores congressos de Robótica do mundo, o Iros. Depois manifestei minha vontade de ficar lá.”

André está concluindo o doutorado. Sua pesquisa investiga métodos de manipulação aérea. “É um robô, que é um drone, com um braço robótico para fazer manutenção em altura que seria perigoso para trabalhadores fazerem”, explica.