Notícias
Filme de estudante de teatro do IFF será exibido em mostra
Bastidores da filmagem de A Febre, de Daniel Xexéo (Foto: Divulgação)
A mostra, iniciada em outubro, encerra sua parte três no Estação NET com filmes de horror/terror. Selecionado pelos organizadores, o curta tem roteiro e direção do estudante Daniel Xexéo, da Licenciatura em Teatro, curso oferecido gratuitamente no IFF Campus Campos Centro. "Esse filme foi resultado de uma disciplina do curso e está sendo reconhecido e exibido como cinema", ressalta Daniel, que também é um dos atores.
Para realizar a produção, Xexéo contou com a adesão de colegas do curso. Uma das curiosidades do trabalho é que a ideia surgiu e foi desenvolvida na cabeça do diretor, justamente em um momento de desconforto: "a história veio de um sonho que tive enquanto estava doente, com febre. Era um sonho sobre uma pessoa perdida dentro da própria casa. Dessa ideia surgiu o filme, conta ele, guardando os detalhes para o público que for ao cinema ou que depois possa ver o filme em outro espaço.
Para os cariocas, o sobrenome do autor tende a chamar a atenção, pois Daniel é parente do jornalista, escritor, dramaturgo e apreciador de cinema Artur Xexéo, falecido em junho de 2022. A veia artística vem também de longe, seu avô materno, o poeta, ator e acadêmico Antônio Roberto Fernandes realizou filmes como Barro Branco e contribuiu para a vida cultural de Campos dos Goytacazes e São Fidélis - sua terra natal - enquanto viveu, publicando livros de poesia e levando essa forma de arte para os mais variados espaços.
"Ter vindo de uma família que sempre esteve envolvida com cultura e arte também dá uma certa tranquilidade em seguir por esse caminho. Ainda não assisti todos os filmes do meu avô, mas apesar de fazermos obras de gêneros bem diferentes, com certeza também me inspiro demais nele! Tenho muitas memórias dele, tanto no palco quanto escrevendo, declamando suas poesias", ressalta Daniel.
Da experiência resulta também a produtora Pálido Azul, recém criada, e responsável pela próxima produção do filme A Causa, projeto que terá incentivo cultural pela Lei Paulo Gustavo em Campos.