CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Prêmio Firjan Sesi

Filme de estudantes do IFF é premiado na categoria universitários

por Antonio Barros/Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 07/11/2025 16h06, última modificação 08/11/2025 15h23
O curta "Absurdo" obteve a segunda colocação.
Cinema

Parte da equipe na cerimônia de premiação realizada no dia 5 de novembro (Fotos: Léo Ripamonti/Firjan SESI).

   Em sua segunda participação no Prêmio Curta Criativo Firjan Sesi, alunos do Curso de Licenciatura em Teatro e seus parceiros obtiveram o 2º lugar na categoria Melhor Execução com "Absurdo", um "thriller psicológico que mistura realismo fantástico e crítica social em uma trama intensa e perturbadora". De acordo os organizadores, a iniciativa reúne 20 obras audiovisuais de curta-metragem com "estudantes de ensino médio, cursos técnicos e universidades, instituições públicas e privadas de todo o estado do Rio de Janeiro". A iniciativa ofereceu R$ 20 mil para produção e realização dos curtas-metragens na categoria universitária. Para a do ensino médio e técnico foi destinado um kit multimídia, direcionado às escolas ou instituições.

   "Estar na premiação, como ator e produtor executivo, pela segunda vez consecutiva foi uma sensação única. Uma sensação de dever cumprido e de estar no caminho certo. Assim como ano passado, fomos a única faculdade representando o interior do Estado do Rio de Janeiro. Em 2024, ganhamos em 3º Lugar e esse ano conseguimos o 2º Lugar de Melhor Execução! Isso foi mágico demais e mostra a potência que existe no interior, que existe em Campos", comenta Peterson Feroli, licenciando em Teatro do IFF Campus Campos Centro e também produtor executivo e ator do filme.

"Para compor o elenco, também convidamos o aluno egresso Matheus Almeida, que é pessoa surda. Esta escolha trouxe um tom único para o filme. A sala de aula como ela realmente é, plural, com corpos diferentes. Acertamos muito nessa escolha."

   O roteirista e ator do filme Marco Antônio Pinheiro é também seu idealizador. Ele conta que vendo os corredores do campus pensava: "esse espaço daria uma boa cena". Acabou dando filme. "Para realizar o "Absurdo", nossa equipe foi composta, em sua maioria, por alunos do IFF Campos Centro. Tivemos também a presença de outros colegas artistas da cidade somando à equipe" - conta . A história se consolidou quando Marco viu atos de racismo num local de trabalho. "Foi aí que eu senti que precisava transportar o preconceito para as páginas de um roteiro".

   O diretor e montador do filme, Victor Van Ralse, ressalta que o trabalho reflete um potencial do audiovisual também existente no interior fluminense. "Esse é um projeto nascido dentro das parcerias que o cinema proporciona. Porque é fruto da vontade de pessoas que acreditam que se faz cinema no interior e com pouquíssimos recursos, paradoxalmente, isso é muito rico, do ponto de vista da cultura e um reflexo das novas oportunidades que vem surgindo no país". Ainda sobre a premiação, Victor considera que "é bom porque dá um gás e, principalmente, porque abre novas janelas de exibição do cinema feito por aqui"   

   Por falar em exibição, o Prêmio Curta Criativo Firjan Sesi já tem em sua agenda para 2026, a exibição das obras no Fórum Curta Criativo, no Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Rio de Janeiro. Com a premiação deste ano, renova-se também a expectativa, como demonstra Peterson: "com o filme do ano passado, conseguimos ser nomeados a Melhor Curta Universitário Internacional pelo Couch Festival, além de outros seis festivais e prêmios nacionais. Quem sabe, com “Absurdo”, a gente também alcance o mundo afora! O mundo nos espera!"

Cinema   

O evento reúne estudantes de escolas
públicas e privadas, amigos e familiares.  

   

   "O Prêmio Curta Criativo nasce com este objetivo: a formação de novos profissionais para o setor audiovisual brasileiro. As premiações recentes de nosso cinema, a renovação das regras de cotas de tela e de TV paga revelam que devemos investir cada vez mais no setor. Queremos que esses jovens passem por todas as etapas de produção de um filme, desde a elaboração do projeto até a finalização da obra. E, claro, que sintam as expectativas de uma premiação!", destaca Antenor Oliveira, gerente de Cultura e Arte da Firjan Sesi.