CAMPUS CAMPOS CENTRO

Formação de Técnicos em Pesca e Aquicultura

por admin publicado 21/06/2013 15h55, última modificação 15/12/2017 13h54
Cerimônia de formatura aconteceu na última quinta-feira. Alunos assistiram as aulas via satélite, através do Instituto Federal do Paraná. Formatura foi feita da mesma forma.

A cerimônia de formatura das primeiras turmas dos cursos integrados “Técnico em Pesca” e “Técnico em Aquicultura” aconteceu na noite da última quinta-feira, 20 de junho, no campus Campos-Centro do IFF. Formaram 27 alunos.

Os cursos são oferecidos pelo campus do IFF em parceria com o Instituto Federal do Paraná. A coordenação é assinada pela professora Edinalda Maria e a tutoria é de Julliana Weller e Rogério Burla. Os cursos são semipresenciais, realizados na modalidade “Educação a Distância” e as aulas são transmitidas via satélite.

— Eles assistem aulas aqui no campus e o curso continua pela Internet, com os professores de plantão, prontos para tirar dúvidas e resolver questões. —, explica Edinalda, acrescentando:

— Estas pessoas tinham o saber vivido, e agora o curso deu a formação. Aqui tem pescadores de mar a presidentes de colônia de pescadores. Esta formação é uma novidade para Campos e para o IFF. Quando as ações afirmativas do governo apontam para a inclusão, esta formatura pode ser um exemplo disso.

De acordo com a coordenadora, dos 27 alunos que se formaram, 17 são da turma de “Técnico em Pesca” e os outros 10 são de “Técnico em Aquicultura”.

A importância da formação técnica

Um dos formandos é o presidente da Colônia de Pescadores Z-19, Rodolfo Ribeiro, que comentou sobre esse momento especial.

— Estou bem satisfeito, com uma sensação de que esse conhecimento vai somar muito para minha trajetória. No curso, as informações sobre a legislação de Pesca foram muito surpreendentes para nós. Com as aulas, conseguimos saber do potencial produtivo do país, na área de pesca. O país não produz o que ele é capaz de produzir, justamente pela carência de técnicos e, também, engenheiros. — afirmou.

Outra formanda que marcou presença no evento é a presidente do grupo Ecoanzol, organização não-governamental de pesca artesanal, Luiza Salles. Luiza disse que este curso é muito importante por, principalmente, transformar pescadores artesanais em técnicos em pesca e, sendo assim, proporciona o aumento da inclusão destes profissionais no mercado, potencializando as ações do Governo Federal nesta área de produção.

— O curso também aumenta a auto-estima do pescador, algo que é importante para ele. A gente espera que o mercado absorva estes profissionais e que haja ações sequenciais para nutrir esse desenvolvimento. Porque não adianta ter a formação de uma turma e não ser feita uma sequência no aprimoramento do conhecimento. — afirmou.

(Postado em 21 de junho de 2013)