CAMPUS CAMPOS CENTRO

Angola e Brasil

Gestão do IFF Campos Centro e reitoria fazem acolhida a estudante

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 21/08/2024 14h14, última modificação 21/08/2024 15h59
Amilton Faustino já iniciou sua jornada no Curso de Engenharia Elétrica, através de programa federal.
Acolhida

O estudante angolano Amilton Faustino e o coordenador do PEC-G, Rômulo Rangel (Foto: Antonio Barros/Ascom).

O estudante angolano Amilton Faustino Gomes participou da atividade de acolhida, realizada nesta quarta-feira, 21 de agosto, com a participação gestores acadêmicos e administrativos do IFF Campus Campos Centro e da diretora de Relações Institucionais do Instituto Federal Fluminense, Ileana Celeste Fernández Franzoso. A atividade foi conduzida pelo  Coordenador do PEC-G no IFF, Rômulo dos Santos Rangel. Amilton é um dos 11 estudantes matriculados em instituições no estado do Rio de Janeiro participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

O estudante disse que sua Expectativa é de se formar e "ser um grande engenheiro elétrico e, posteriormente, ajudar a desenvolver o meu país. Uma das áreas que estão mais necessitadas é de pessoas formadas". Mais de 90 angolanos estudam no Brasil atualmente. Todos participaram de processos seletivos em seu país de origem. "Felizmente fui selecionado para cá, cursando o IFF Campus Campos Centro e estou muito feliz por isso", destacou Amilton.

A professora Ileana Fernández representou o reitor Victor Barbosa Saraiva na acolhida. "Estou aqui em nome do nosso reitor e de toda a comunidade acadêmica para lhe dar as boas-vindas, você que está começando esse bacharelado, e para falar desse programa belíssimo".

A diretora informou que a iniciativa governamental está sendo ampliada com a oferta de um curso de língua portuguesa para que estudantes estrangeiros, que participem do PEC-G, possam, um ano antes, aprender a língua no país. O diretor-geral do IFF Campus Campos Centro, professor Carlos Augusto Boynard, disse que o campus é uma "casa acolhedora e está sendo, na pessoa do Rômulo, que se empenhou muito nessas últimas semanas e meses para fazer com que Amilton esteja se sentindo em casa".

Acolhida

Gestores do IFFluminense e o estudante Amilton Faustino (Foto: Antonio Barros/Ascom)