CAMPUS CAMPOS CENTRO

Grupo de trabalho enfrenta o desafio de transformar a sala de aula

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 13/07/2016 12h24, última modificação 13/07/2016 12h24
Entre os objetivos estão metodologias inovadoras, abordagem de ensino centrada no estudante e repensar a tradicional aplicação de provas, .

Um Grupo de Trabalho (GT) criado no Campus Campos Centro em maio de 2016 encara um desafio considerável, a ter seus primeiros resultados apresentados até o final do ano. O objetivo é mudar a maneira como acontece o processo de ensino aprendizagem.Reinventar a sala de aula é uma empreitada colossal, exaustivamente debatida no meio acadêmico e pouco contemplado na prática da maioria das escolas. A equipe é composta por 15 profissionais de educação com formação acadêmica diversa e atuação igualmente diferenciada no IFFluminense.

O Grupo realiza um encontro semanal para discutir temas, compartilhar experiências - incluindo as relatadas por educadores de outras instituições - e programar experiências de campo, como conhecer o que está acontecendo em escolas de outros lugares. Em junho, a professora Roberta Braga Torres e o Coordenador de Metodologias e Tecnologias para a Educação (COMTED), André Ueber Mansur, estiveram na Rocinha, em visita técnica. Na comunidade, a Escola André Urani desenvolve o projeto-piloto do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE) implementado em 2013. O objetivo é apresentar inovações em diversas frentes na área educacional

Formalmente, o GT conta com o reforço da parceria entre os campus Centro e Itaperuna do IFFluminense, com as possibilidades da Tecnoteca, mas abre-se a contribuições vindas de outros centros de ensino e pesquisa como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No âmbito do IFF, o GT volta suas atenções para os demais campus. Recentemente, o grupo conheceu iniciativas do Campus Santo Antonio de Pádua, onde "a matriz curricular é organizada por eixos tecnológicos e não por disciplinas. A metodologia adotada é inspirada na Politecnia. Os alunos recebem conceitos dados por um consenso entre os professores no conselho de classe", como relata a professora Roberta Torres.

A discussão sobre como mudar o processo ensino aprendizado está acontecendo no campus Centro desde 2010, a partir da gestão do professor Jefferson Manhães de Azevedo, atualmente reitor do Instituto. Implantou-se o Programa Tecnologia, Comunicação e Educação (PTCE) e nos desdobramentos dos trabalhos, houve investimentos em equipamentos de multimídia para os professores e salas de aula.

Na agenda dos trabalhos do GT para julho está prevista a participação de professores pesquisadores falando sobre temas diversos.

- Após as primeiras reuniões, foi decidido realizar uma série de palestras para nivelar os conhecimentos dos membros do GT e ampliar a gama de possíveis metodologias e tecnologias que possam ser adotadas em um futuro projeto piloto - explica a professora Roberta Torres.

Comunicação Social do Campus Campos Centro