Notícias
Grupo do IFF participa de evento na Unicamp
Cerca de 25 alunos dos três períodos da Licenciatura em Letras do campus Campos Centro participaram da 19ª edição do Cole, que trouxe como tema "Leitura sem Margens". O grupo foi acompanhado por docentes da Coordenação de Linguagens e Códigos - Colinco.
A cerimônia de abertura do evento ocorreu na manhã do dia 22, no Ginásio Multidisciplinar da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. O texto de apresentação já deu o tom do que seria o congresso. "Desejantes das singularidades múltiplas, incontáveis, inspiramo-nos em 'A terceira margem do rio' e, com João Guimarães Rosa, queremos pensar a leitura de forma ampliada, com toda rede de possibilidades que a palavra dada, ouvida, soprada, líquida, cantada, inventada, contém".
O congresso, que é um dos principais na área da leitura no Brasil, contou com 281 sessões de comunicação, 833 trabalhos aprovados, 1009 pesquisadores, 21 mesas redondas, 39 minicursos e quase 2000 participantes, além da grande feira de livros e do espaço reservado para apresentações culturais.
A produção acadêmica do IFFluminense foi representada no Cole por 5 professores, que submeteram os seguinte trabalhos:
- Professora Edma Balbi "Interação pela leitura" - visa promover a capacidade do leitor de fazer, com competência, a leitura de diferentes textos, dos inúmeros gêneros textuais que nos cercam;
- Professora Helia Coelho "Retórica: chave da leitura de textos argumentativos" - propõe que os professores de leitura do Ensino Médio baseiem, na retórica, o ensino de textos argumentativos, a fim de que seus alunos sejam leitores críticos e capazes de exercer a arte da persuasão pela palavra;
- Professora Edalma Ferreira "Olhares sobre o estágio supervisionado na formação docente" - busca entender o olhar dos licenciandos e docentes acerca da contribuição do estágio na formação dos professores;
- Professora Cibele Daher "Leitura em Língua Inglesa - metodologias para uma aprendizagem significativa" - propõe metodologias mais interativas e comunicativas na Aprendizagem de Leitura em Língua Inglesa, acabando com a ideia de a língua ser um produto acabado e inerte, ao trazê-la para dentro do contexto em que se aprende e ao adequá-la a realidade do estudante;
- Professora Marília Siqueira "A formação de leitores e sua relação com a cidadania e o trabalho" - analisa algumas concepções de leitura, para dar ao aluno melhor compreensão de sua relação com a cidadania e o trabalho.
Parte do grupo do IFF que visitou o Cole
Além dos professores, uma estudante do Curso de Ciências da Natureza - Química, levou sua pesquisa ao Cole. Mas como um trabalho da área de Química é apresentado em um congresso de leitura? Laura Melissa Barreto mostrou em seu trabalho "Contribuições da semiótica de Pierce para o ensino-aprendizagem de Química" a importância da língua portuguesa como contextualizadora de conteúdos, linguagens e signos, no ensino de química. Laura considerou muito importante ter seu trabalho apresentado no evento. "A experiência possibilita enriquecer o currículo e aprimorar os conhecimentos, além de ganhar bagagem cultural e acadêmica", comentou.
Marília Siqueira, professora no curso de Letras, vê o evento como fomentador de novas ações. "Os estudantes tiveram um grande incentivo para começar a desenvolver seus trabalhos para eventos locais, como a Semana das Licenciaturas e o Enletrarte, assim como participar do próximo Cole, na qualidade de pesquisadores". Além disso, Marília destaca a importância do incentivo à produção acadêmica."Professores e alunos foram privilegiados, ao contar com o financiamento da instituição para participar do evento. Em contrapartida, o IFF conquista seu espaço no cenário nacional, por meio da atuação de seus pesquisadores em um congresso tão conceituado".
Entre os estudantes, a euforia em participar do evento fica comprovada, bem como o aproveitamento de cada instante da programação. "O que me chamou mais atenção foi a valorização do professor no evento", explica Erivan Dantas, do segundo período de Letras. "Pude ver diversos trabalhos na minha área e, com certeza, a experiência será de grande valia para decidir o que pesquisar na monografia, mestrado e doutorado".
A estudante Flávia Marques, do terceiro período de Letras, acredita que oportunidades assim são maravilhosas e raras para graduandos."Fiquei encantada com o evento: bem organizado, com opções variadas de palestras, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, os melhores profissionais da área, ou seja, um evento para ficar na memória". Para Flávia, o ambiente do Cole favoreceu o seu crescimento. "Pude entrar em contato com os conceitos, profissionais e publicações mais recentes sobre Leitura. Após o 19º Cole, tenho uma noção mais clara sobre a importância de investir no aprendizado", destaca.
De acordo com Vania Bernardo, coordenadora adjunta da Licenciatura em Letras e organizadora da visita, o Cole está em sintonia com a proposta da Graduação do IFF. "A nossa faculdade objetiva formar educadores que tenham uma afinidade especial com a leitura e outros tipos de linguagem como imagens e gestos. Eventos como o Cole incentivam novos projetos e auxiliam nessa formação. Considero singular e de suma importância a presença dos estudantes no evento", finaliza.
IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicada em: 29/07/2014)