CAMPUS CAMPOS CENTRO

Grupo do IFF participa de evento na Unicamp

por admin publicado 29/07/2014 12h10, última modificação 15/12/2017 13h51
Estudantes e docentes do campus Campos Centro participaram do 19º Congresso de Leitura do Brasil - Cole, realizado na Unicamp - SP, entre os dias 21 e 25 de julho.

Cerca de 25 alunos dos três períodos da Licenciatura em Letras do campus Campos Centro participaram da 19ª edição do Cole, que trouxe como tema "Leitura sem Margens". O grupo foi acompanhado  por docentes da Coordenação de Linguagens e Códigos - Colinco.

A cerimônia de abertura do evento ocorreu na manhã do dia 22, no Ginásio Multidisciplinar da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. O texto de apresentação já deu o tom do que seria o congresso. "Desejantes das singularidades múltiplas, incontáveis, inspiramo-nos em 'A terceira margem do rio' e, com João Guimarães Rosa, queremos pensar a leitura de forma ampliada, com toda rede de possibilidades que a palavra dada, ouvida, soprada, líquida, cantada, inventada, contém".

O congresso, que é um dos principais na área da leitura no Brasil, contou com 281 sessões de comunicação, 833 trabalhos aprovados, 1009 pesquisadores, 21 mesas redondas, 39 minicursos e quase 2000 participantes, além da grande feira de livros e do espaço reservado para apresentações culturais.

A produção acadêmica do IFFluminense foi representada no Cole por 5 professores, que submeteram os seguinte trabalhos:

• Professora Edma Balbi "Interação pela leitura" - visa promover a capacidade do leitor de fazer, com competência, a leitura de diferentes textos, dos inúmeros gêneros textuais que nos cercam;
  • Professora Helia Coelho "Retórica: chave da leitura de textos argumentativos" -  propõe que os professores de leitura do Ensino Médio baseiem, na retórica, o ensino de textos argumentativos, a fim de  que seus alunos sejam leitores críticos e capazes de exercer a arte da persuasão pela palavra;
  •  Professora Edalma Ferreira "Olhares sobre o estágio supervisionado na formação docente" - busca entender o olhar dos licenciandos e docentes acerca da contribuição do estágio na formação dos professores;
  •  Professora Cibele Daher  "Leitura em Língua Inglesa - metodologias para uma aprendizagem significativa" -  propõe metodologias mais interativas  e comunicativas na Aprendizagem de Leitura em Língua Inglesa, acabando com a ideia de a língua ser um produto acabado e inerte, ao trazê-la para dentro do contexto em que se aprende e ao adequá-la a realidade do estudante;
  • Professora Marília Siqueira "A formação de leitores e sua relação com a cidadania e o trabalho" - analisa algumas concepções de leitura, para dar ao aluno melhor compreensão de sua relação com a cidadania e o trabalho.
Parte do grupo do IFF que visitou o Cole

Além dos professores, uma estudante do Curso de Ciências da Natureza - Química, levou sua pesquisa ao Cole. Mas como um trabalho da área de Química é apresentado em um congresso de leitura? Laura Melissa Barreto mostrou em seu trabalho "Contribuições da semiótica de Pierce para o ensino-aprendizagem de Química" a importância da língua portuguesa como contextualizadora de conteúdos, linguagens e signos, no ensino de química.   Laura considerou muito importante ter seu trabalho apresentado no evento. "A experiência possibilita enriquecer o currículo e aprimorar os conhecimentos, além de ganhar bagagem cultural e acadêmica", comentou.

Marília Siqueira, professora no curso de Letras, vê o evento como fomentador de novas ações. "Os estudantes tiveram um grande incentivo para começar a desenvolver seus trabalhos para eventos locais, como a Semana das Licenciaturas e o Enletrarte, assim como participar do próximo Cole, na qualidade de pesquisadores".  Além disso, Marília destaca a importância do incentivo à produção acadêmica."Professores e alunos foram privilegiados, ao contar com o financiamento da instituição para participar do evento. Em contrapartida, o IFF conquista seu espaço no cenário nacional, por meio da atuação de seus pesquisadores em um congresso tão conceituado".

Entre os estudantes, a euforia em participar do evento fica comprovada, bem como o aproveitamento de cada instante da programação. "O que me chamou mais atenção foi a valorização do professor no evento", explica Erivan Dantas, do segundo período de Letras. "Pude ver diversos trabalhos na minha área e, com certeza, a experiência será de grande valia para decidir o que pesquisar na monografia, mestrado e doutorado".

A estudante Flávia Marques, do terceiro período de Letras, acredita que oportunidades assim são maravilhosas e raras para graduandos."Fiquei encantada com o evento: bem organizado, com opções variadas de palestras, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, os melhores profissionais da área, ou seja, um evento para ficar na memória". Para Flávia, o ambiente do Cole favoreceu o seu crescimento. "Pude entrar em contato com os conceitos, profissionais e publicações mais recentes sobre Leitura. Após o 19º Cole, tenho uma noção mais clara sobre a importância de investir no aprendizado", destaca.

De acordo com Vania Bernardo, coordenadora adjunta da Licenciatura em Letras e organizadora da visita,  o Cole está em sintonia com a proposta da Graduação do IFF. "A nossa faculdade objetiva formar educadores que tenham uma afinidade especial com a leitura e outros tipos de linguagem como imagens e gestos. Eventos como o Cole  incentivam novos projetos e auxiliam nessa formação. Considero singular e de suma importância a presença dos estudantes no evento", finaliza.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 29/07/2014)