Notícias
Jogos Intercampi
Histórias individuais e coletivas para o time fazer bonito
A Torcida Organizada Caramelão não mede esforços pelo Campus Maricá (Fotos: Antonio Barros/Ascom).
Impossível não se envolver com a atmosfera das disputas travadas entre estudantes na final dos Jogos Intercampi do Instituto Federal Fluminense (JINIFF) realizada neste sábado, 23 de novembro, no IFF Campus Campos Centro, Colégio Salesiano e uma arena privada (vôlei de areia). Da mãe que se deslocou para o campus para acompanhar a competição de cada filho, às meninas de Pádua e Maricá, que acordaram ainda mais cedo para estar em Campos dos Goytacazes prestigiando o grande momento e sem esquecer do apoio financeiro da Sicoob Fluminense, parceira do Instituto na iniciativa. Os times disputaram partidas de vôlei em quadra coberta e areia, futebol de Salão, tênis de mesa, xadrez, natação e handebol.
Antes de iniciar a primeira partida da manhã, de vôlei feminino, o jeito de família unida chamava atenção no meio da torcida. Na abordagem, revela-se a história de dona Érica dos Santos Vitorino Benvindo com o IFF. "Para mim é muito gratificante porque eles estão com 17 anos hoje, estão na iniciação esportiva desde os três anos. Ele se desenvolveu no vôlei, ela no handebol. São dois polos diferentes: ela estuda no IFF Cabo Frio, ele no IFF Macaé, mas estão seguindo o esporte, estou junto em todo momento que posso. Viemos aqui quarta com ela, hoje estou aqui com ele. Sempre que podemos, estamos juntos", diz dona Érica.
Érica os filhos Geovana e Éric - estudantes do IFF em diferentes campi.
O filho é Eric dos Santos Benvindo e faz o Curso Técnico de Eletrônica no campus Macaé. "É muito bom a gente ter essa experiência, outras modalidades também, outros lugares, você conhece mais pessoas, faz mais amizades é muito legal!", ressalta Eric. A irmã, Geovana dos Santos Benvindo, é aluna do Curso Técnico de Hospedagem, no IFF Campus Cabo Frio. "É minha primeira vez no Jiniff e a experiência está sendo maravilhosa! Fazer essa troca de experiência é legal!"
Os irmãos Fabrício e Enzo com a mãe, a irmã, aluna do IFF e o namorado.
Outra família presente na arquibancada do Ginásio Fernando Duncan tem os pequenos gêmeos Fabrício de Oliveira Silva e Enzo de Oliveira Silva que vieram com a mãe, a irmã (aluna do Campus Campos Centro) e o namorado dela para acompanhar as finais de vôlei. Enzo é quieto e registra seu espanto com o "alvoreço" e Fabrício, ao contrário, está à vontade para informar que gostaria de jogar vôlei e basquete no IFF um dia. Mas também natação e futsal. Ele soube que a piscina do ginásio tem água aquecida e explica que é "para não ficar frio e eles pararem de nadar."
As alunas do IFF Pádua Tamires, Clarisse e Bianca.
Viagem - Na expectativa para entrar em quadra, as meninas do Campus Santo Antônio de Pádua assistem a partida entre as estudantes do Campos Centro e Guarus. O município do noroeste fluminense fica a cerca de 120 quilômetros de campos e a distância, a viagem pesam. Do primeiro ano do Curso Técnico de Automação, Clarisse Pinheiro Pereira conta: "a gente teve que sair de lá cinco horas da manhã. Então é aquele nervoso! Agora temos de jogar e ganhar!" Para Tamires Luiz da Silva trata-se de "um sentimento único porque é meu último ano aqui e ganhar de Itaperuna foi um orgulho único! Cambuci também! Participar da final é extraordinário para mim", destaca ela. "Estou bem ansiosa, é a minha primeira vez aqui no Campus Centro! É outro nível de estrutura é muito grande!, surprende-se Bianca Mota Fialho, do primeiro ano do Técnico em Edificações em Pádua.
João Gabriel atuou como árbitro na natação.
João Gabriel é aluno do primeiro período da Licenciatura em Educação Física e participou da final de natação, mas fora da piscina, na condição de um dos árbitros que registram o tempo de cada atleta, algo bem diferente da experiência anterior, como ela conta: "Participei por dois anos do Jeniff pelo Campus Bom Jesus. Eu gosto mesmo de participar e peço pra ajudar, sempre que possível, porque é uma oportunidade para poucas pessoas. O curso de Educação Física é bem desejado, então é muito gratificante estar aqui realizando um sonho meu e, se Deus quiser, ainda serei um professor de educação física no Campos Centro."
O futsal masculino na quadra coberta do Colégio Salesiano.
Nas quadras interna e externa do Colégio Salesiano, situado próximo do Campos Centro, aconteceram as disputas do futsal e handebol. No intenso jogo de futebol entre os meninos do campus anfitrião e os visitantes, de Campus Maricá, a articulada torcida organizada do visitante chamava atenção, tanto quanto o próprio jogo. Um esforço para levar o time que passa até pela prefeitura da cidade, como contam as estudantes e coordenadoras da torcida Maria Eduarda Dias da Silva, do Curso Técnico de Edificações e Ana Carolina da Rocha Pereira, do Curso Técnico em Meio Ambiente. "A gente conseguiu um ônibus com a prefeitura da cidade e foram também três vans, organizou as camisas", relata Maria Eduarda, interrompida por Ana Carolina que menciona o apoio também da União Municipal dos Estudantes de Maricá (com as vans), a mobilização feita com os servidores e um detalhe do percurso: "pagamos até pedágio pra gente estar aqui hoje e dar apoio pro nosso time."
A tabela com a classificação final será divulgada segunda feira.
Final do xadrez e um dos jogos do tênis de mesa.