CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

IFF Campos Centro leva produção acadêmica e literatura ao 5º Festival Doces Palavras

por admin publicado 20/09/2023 15h13, última modificação 26/10/2023 09h56
Na programação do evento ainda tem gastronomia, música, fotografia, poesia e oficinas culturais para crianças.
Fdpsite

   As rodas literárias e a produção acadêmica desenvolvidas nos campi do Instituto Federal Fluminense marcarão presença na programação do 5º Festival Doces Palavras que acontece nos dias 22, 23 e 24 de setembro no Jardim do Liceu e no Espaço Finazinha, na Casa de Cultura Villa Maria, em Campos dos Goytacazes.

   A Prefeitura de Campos e a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima são as realizadoras do evento que tem o IFFluminense como uma das instituições que apoiam a iniciativa cujo objetivo é disseminar a cultura e a cidadania na cidade.

   Na sexta-feira, 22 de setembro, às 19h, haverá a realização da roda literária promovida pela professora do Curso de Licenciatura em Letras do IFF Campos Centro Ana Poltronieri. “Já tiveram três rodas literárias no IFF e a quarta será no Festival Doces Palavras.”

   No sábado (23), às 10h, com a mediação da coordenadora executiva da Essentia Editora, Daniela Balduíno, autores de livros vão compor a mesa-redonda “Campos nas páginas da Essentia Editora.

   Farão parte do debate Gustavo Lopes, um dos organizadores do primeiro volume da série Memórias Fluminenses (Cyclo Aureo: Historia do 1º Centenário de Campos - Memórias Fluminenses), Gisele Gonçalves, autora do livro “A cavalgada de Santo Amaro: uma tradição da Baixada Campista” e Renan Assis que escreveu “ O outro lado do rio: mobilizações coletivas e estratégias de enfrentamento em um bairro de expansão urbana da cidade de Campos dos Goytacazes”.

   A roda literária e a mesa-redonda vão acontecer no Espaço Finazinha, na Casa de Cultura Villa Maria.

   Cidadania — A produtora cultural do IFF Campos Centro Aline Portilho disse que a diversidade e a riqueza da programação são resultado da união das instituições convidadas pela curadoria do evento, da qual fazem parte a Associação de Imprensa Campista, a Academia Campista de Letras e o Centro Cultural Marcelo Sampaio. “O IFF colabora com a riqueza do evento levando suas produções acadêmicas, de extensão, publicações entre outras e aproxima seu contato com a comunidade de Campos”, afirma.

  Portilho acredita que o evento ajuda a promover a produção cultural e as várias formas de se lê a sociedade campista. “Por um lado, promove a fruição da literatura pela sociedade e assim novas formas de ler o mundo. Por outro lado, promove uma apropriação dos espaços públicos da cidade pela população ao ocupá-lo com o evento aberto ao público. A dinâmica entre essas duas vertentes promove a cidadania”, finaliza.

  O 5º Festival Doces Palavras ainda terá atrações musicais e os tradicionais doces campistas produzidos por doceiras locais.