CAMPUS CAMPOS CENTRO

Campos Centro

Unidade móvel do Hemocentro de Campos recebe doações no IFF

por Letícia Cunha/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/09/2019 12h32, última modificação 17/09/2019 12h46
Ação solidária para abastecer o Hemocentro do Hospital Ferreira Machado acontece no campus nesta terça-feira, das 8h às 15h.
Solidariedade

"Um ato tão simples e praticamente indolor que ajuda tanta gente" é a síntese da ação de doar sangue dada por Fernanda Cordeiro, médica responsável pelo ônibus do Hemocentro do Hospital Ferreira Machado. A vinda da unidade móvel de coleta de sangue para o campus IFF Campos Centro foi arranjada pela mobilização dos integrantes da Atlética IFFênix e La Casa de Fogaréu, torcida organizada composta majoritariamente por estudantes do Ensino Superior da instituição.

Fazendo parte da recepção de calouros planejada no início de todo ano letivo, a ação objetiva equilibrar o estoque do banco de sangue que ampara a comunidade de Campos dos Goytacazes. Servidores, estudantes e comunidade externa são bem-vindos para a doação de sangue. De acordo com Fernanda Cordeiro, a presença da equipe médica em época de começo de semestre está obtendo bons resultados: "Nós sempre estamos precisando de doadores para acolher novas pessoas e informar a relevância dessa ação. O público jovem é um que temos pouco acesso, eles procuram menos e geralmente a busca é quando tem algum familiar ou amigo precisando. Nós estarmos aqui nessa época de acolhimento dos novos estudantes é importante na conscientização e maior alcance".

Jhon Weslley, estudante de Informática, 19 anos, foi doador pela primeira vez e compartilhou sua percepção diante da ação: "Eu tava no quiosque e acabei vendo o ônibus. Já tinha tentado doar por três vezes, mas ainda não tinha o peso ideal na época. Acho importante o ônibus estar aqui, porque uma doação de sangue pode salvar a vida de uma pessoa. Por ser temporada de calouros, acaba tendo mais circulação de pessoas na instituição e isso é ótimo".

Segundo Luan Valadares, presidente da IFFênix, “a ideia de conseguir o ônibus já era algo que queríamos há bastante tempo. A gente sabe da dificuldade que é abastecer um hospital do tamanho do Ferreira e a importância do mesmo para a nossa cidade e região com uma demanda de sangue tão gigantesca. Esse ano estivemos no Hemocentro, doamos e fizemos a proposta lá”. Após consultarem o diretor geral Carlos Alberto, que prontamente concordou com a realização da ação no campus, a divulgação foi iniciada nas redes sociais da atlética.

Requisitos — Os requisitos básicos para os doadores de sangue, de acordo com o Ministério da Saúde, são: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis); pesar mais de 50kg; apresentar documento oficial com foto; não estar com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávida, no pós-parto ou amamentando; não ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade; não ter evidência clínica ou laboratorial de Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas (doenças transmissíveis pelo sangue); não usar drogas ilícitas injetáveis; e não ter tido Malária.

O doador, além disso, deve estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não estar em jejum. “Nós, da La Casa de Fogaréu, convidamos toda a comunidade da nossa cidade a virem somar e participar dessa campanha ‘fogosa’ mais do que especial. Doar sangue é um gesto único, simples e de um tamanho imensurável”, completa Luan Valadares.