Notícias
10º School on Combustion
IFF Campos Centro tem pesquisa em congresso internacional
O aluno Emerson (E) e o professor João Carlos, na UNICAMP (Foto: Divulgação).
A coordenação do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, oferecido gratuitamente pelo IFF Campus Campos Centro, viu no 10º International Combustion Institute Winter School (CI-WS), congresso realizado pela primeira vez na prestigiada Universidade de Campinas (Unicamp), uma oportunidade para estudantes e pesquisadores do curso. Com incentivo do coordenador, o professor substituto João Carlos Rodrigues Ramos submeteu um trabalho de revisão, desenvolvido com o estudante Emerson Cardozo Silva, do oitavo período, em que se estuda o uso de combustíveis alternativos em motores, e obteve o aceite. A apresentação do estudo, na modalidade poster, acontecerá nesta sexta-feira, 25 de julho.
"O trabalho é uma revisão sobre a aplicação de combustíveis alternativos em motores dos ciclos Otto, Diesel e Brayton, destacando os ganhos em eficiência e redução de emissões proporcionados pelo uso de etanol, hidrogênio, biodiesel, metanol, amônia, biomassa, entre outros. A pesquisa também discute os principais desafios técnicos para a implementação desses combustíveis em motores térmicos, como controle de combustão, estabilidade e necessidade de adaptação dos motores", explica João Carlos.
Ele iniciou recentemente sua docência no curso e uma das disciplinas que ministra é Máquinas Térmicas II. "Logo nos meus primeiros dias, nosso coordenador, o professor Alan Monteiro Ramalho, divulgou a chamada para o evento. Vi ali uma ótima oportunidade de envolver os alunos", detalha o professor. O evento ofereceu bolsas de transporte e estadia para alunos que fossem apresentar trabalho. Emerson conseguiu a bolsa, e teve direito à passagem aérea de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Campinas.
"O congresso está sendo muito bom, estamos de olho em todas as palestras, nas empresas que estão com estandes aqui e nas apresentações dos participantes. Confesso estar bem nervoso, é o meu primeiro congresso, e ele é internacional, então, estou com um pouco de medo. Mas irá dar tudo certo, já sinto que muito do que viemos buscar, em termos de ideias e de contribuição para o curso de engenharia mecânica, já está sendo garantido. Esperamos contribuir positivamente para o IFF!", comenta Emerson.
Para Alan, o curso e o Instituto Federal Fluminense têm muitos ganhos acadêmicos com a participação do colega e do aluno.
"É muito importante para a autoafirmação do curso. Ajuda a criar a cultura de pesquisa e participação em eventos externos (simpósios, congressos...), apresenta aos discentes novas perspectivas e ajuda a divulgação do nosso curso em nível nacional", pontua o coordenador. Ele acrescenta ainda que auxília "no desenvolvimento de novos projetos de graduação e incentiva outras iniciativas semelhantes. Quero destacar aqui o apoio de todos dentro do curso, em especial da nossa TAE (Técnica em Assuntos Educacionais), Thayz Almada, e do nosso Diretor de Ensino, Leonardo Sardinha.
