Notícias
IFF Campus Campos Centro completa 114 anos de atividades
A frase, volta e meia, é dita em cerimônias de abertura de eventos: "essa é uma instituição que transforma vidas". A história do bolsista e estudante José Ephigênio Tardin Barbosa é um bom exemplo do ambiente de crescimento que o Instituto oferece. No seu caso, a trajetória iniciou quando chegou para fazer um curso de 80 horas na área de Eletrotécnica. A partir do curso, se empenhou para ingressar no IFF, dessa vez como aluno do Curso Técnico de Eletrotécnica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Concluído, Ephigênio queria mais: um curso do ensino superior. Não pretendia parar. Partiu para o curso técnico de Telecomunicações. Seu desejo era ainda fazer automação e uma graduação.
"Mas surgiu a oportunidade de eu fazer o superior em Telecomunicações. E assim está sendo o meu degrau, a construção. E eu não quero parar, agora quero fazer a pós" (graduação). Está com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em andamento. "Aqui é tudo preparado para você interagir, com seu vizinho, com seu professor. Tudo é uma interação, tudo é construção. Isso me deu uma força incrível, um controle muito grande e vem me pautando esse meu crescimento", conta Ephigênio que também é bolsista no Micródomo.
Missão - Fundado como Escola de Aprendizes Artífices, o campus comemora seu aniversário em 23 de setembro, data que remete ao Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, ato de criação das Escolas de Aprendizes. Superado o momento inicial, a instituição tornou-se a Escola Industrial de Campos em 1942 e em 1944, passou a ser a Escola Técnica Federal de Campos, no período de 1965 a 1999. Até 2008 era o Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos e, ainda nesse ano, passou a ser o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).
O Campus Campos Centro tem uma comunidade formada por cerca de 7 mil alunos, oferece 32 cursos do nível médio à pós-graduação, todos gratuitos. Uma das missões do campus está descrita no livro Tempo, Memória e Transformação: 110 anos de criação da Escola de Aprendizes Artífices em Campos. O texto de apresentação da obra, realizada com o empenho de diversos servidores e setores, descreve uma das missões de servidores, docentes e gestores do campus: "fazer tudo funcionar sem esquecer que somos humanos e sem perder de vista que nossa função principal é educar em todas as ações que desempenhamos".
A diretora de Gestão de Pessoas, Mônica Chagas, ressalta a participação dos servidores na construção dessa trajetória da Educação Profissional e Tecnológica. O campus tem cerca de 600 servidores efetivos e 30 docentes substitutos. "Esse momento é oportuno para parabenizar todos os servidores e colaboradores que contribuíram e contribuem para a consolidação e sucesso da Rede Federal Tecnológica de Ensino, em especial o IFFluminense".