CAMPUS CAMPOS CENTRO

2022.1

Formandos do IFF Campus Campos Centro falam de suas jornadas no IFF

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/03/2023 11h49, última modificação 24/03/2023 22h48
As cerimônias de formatura aconteceram nos dias 22 (cursos técnicos) e 23 (ensino superior) de março, sendo marcadas pela emoção de professores e alunos.
Formatura 2022.1

Cerimônia de formatura de estudantes de cursos técnicos (Amanda/Ascom).

A noite da cerimônia de formatura parece ser o estágio final de um projeto iniciado no Processo Seletivo ou Vestibular do Instituto Federal Fluminense, ou ainda, por outra via de acesso, como Enem e Sisu, Mas, como relataram alguns dos muitos concluintes, a formatura pode ser na verdade, o momento em que "começa o desafio", como ressalva o formando de Design Gráfico, Jonathas Alves de Souza.

Sua colega Andressa de Souza Ribeiro já pensa em novas frentes, no sentido do que os educadores do Instituto chamam de verticalização, iniciar um curso no nível seguinte. No caso dela, fazer uma pós-graduação. Como Design Gráfico não é uma profissão regulamentada, Andressa entendeu a importância de cursar: "Com o diploma, abre-se um outro leque de possibilidades: para uma pós-graduação, para um concurso e para qualquer outra coisa que exija essa diplomação na área". Ela já exerce a atividade na Gerência de Comunicação Social da Universidade Estadual do Norte Fluminense - Professor Darcy Ribeiro (UENF).

O curso é uma empreitada pessoal, mas também familiar, como mostra a egressa do IFF Campos Centro e esposa emocionada de Christopher Barbosa, formando em Bacharelado em Sistemas de Informação, Leticia Rosa Sabino: "As portas se abrem de maneira diferente, quando se é um formando. Você pega aprendizados dos professores, de todo mundo que passa por você, de pessoas que trabalham na instituição e isso é muito importante. Isso é muito importante para sua trajetória depois daqui, tanto para mim quanto para ele, que saiu daqui trabalhando e continua".

Formandos e suas trajetórias

Jonathas Alves de Souza - Tecnólogo em Design Gráfico - A jornada é desafiadora, porque quando você passa num curso acha que está ok, mas na verdade, ali que começa o desafio. É uma jornada que te leva a conhecer a si mesmo, a expandir o seu mundo de conhecimento e a lhe proporcionar novos caminhos.

(Clique em Mais Fotos, no topo do texto, para ver a imagem ampliada)

Para mim, foi uma jornada muito boa, que me abriu a visão de mundo e de arte para várias outras coisas, inclusive outras formações futuras também.

Christopher Palagar Barbosa de Souza - Bacharelado em Sistemas de Informação - Foi uma jornada bem longa, houve contratempos durante todo o processo e durou mais tempo do que devia. Mas finalmente estou chegando nesse começo de jornada.

O formando Chrisopher Palagar e sua esposa, Letícia  (Christopher e a esposa, Letícia)

Aqui, eu fui bolsista, estagiário e terminando comecei a trabalhar na minha área em Campos mesmo e atualmente estou morando no Espírito Santo atuando lá como Analista na minha área de formação.

Diego Monteiro Alves da Silva - Engenharia de Controle e Automação - Foi uma jornada muito desafiadora, com muita batalha, mas teve meus amigos para ajudar.

O formando Diego Monteiro Alves da SilvaMinha história com o IFF, vem antes da engenharia. Fiz o Técnico em Química aqui, fiz o ensino médio. É uma escola de que gosto muito e me ajudou muito, desde os meus 13 anos até agora. Só tenho a agradecer.